A Real Grandeza sediou, na última quarta-feira (13/07), o 2º Debate em Dia, evento organizado pela Associação Nacional de Gerontologia (ANG-RJ), que teve como tema “O Pensar Gerontológico sobre velhice: Possibilidades e Limitações”, ministrada pela diretora Técnico-Científica da ANG-RJ, professora Regina Célia Cavalcante.
O diretor-ouvidor, Horácio de Oliveira, representou a Diretoria Executiva e desejou as boas vindas aos presentes. Após a abertura do evento, passou a palavra para a Sra. Delfina Maria Carvalho Simões, presidente da ANG-RJ, que agradeceu a cessão do espaço pela Real Grandeza e iniciou o debate.
A apresentação da professora Regina Célia mostrou que a partir do conhecimento sobre o “pensar gerontológico” é possível reconhecer as limitações existentes nesta etapa da vida (velhice), mas que estas não devem implicar em isolamento social e marginalização do idoso. Regina destacou que, como em outras fases da vida, esta deve ser vivida ativamente, com participação em todas as esferas da vida social, com aprendizado constante do contexto social e preocupação em eliminar barreiras e mitos, para que idosos sejam percebidos somente como “sujeitos sociais”, independente da idade.
A organização do evento distribuiu uma cartilha com o Estatuto do Idoso (Lei Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003) aos presentes.
(14/07/2016)