Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais
Novidades e Destaques
Real Grandeza celebra o Dia do Aposentado 2023


Em 24 de janeiro comemora-se o Dia do Aposentado. Para celebrar essa data, a Real Grandeza participa, com outros fundos de pensão, do tradicional evento em comemoração aos aposentados, que esse ano será realizado no dia de 24 de janeiro de 2023, das 15 às 17 horas, de forma virtual e online pelo Canal da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), no Youtube.

O evento, promovido pela Abrapp, com o apoio do ICSS e do Sindapp, contará com as palestras “Você está preparado para viver 100 anos?”, com Denise Mazzaferro, Mestre em Gerontologia pela PUC-SP, e “Memória, como está a sua?”, com Gislaine Gil, Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP.

A Real Grandeza aproveita o evento para prestar homenagem a todos os seus aposentados que, dessa vez, foram representados pela assistida de Furnas, Isaura Ferreira Brandão, atual diretora social da Associação dos Aposentados de Furnas (Após-Furnas). A homenageada escolhida receberá um Certificado de Participação na Semana do Aposentado 2023, como gesto simbólico.




ISAURA FERREIRA BRANDÃO – Contadora e Administradora de empresas (Escritório Central -RJ)

“O trabalho social me encanta porque ele tem o poder de transformar a vida das pessoas e construir relacionamentos afetivos. Fazer alguém feliz não tem preço”.





Conheça um pouco da história de vida da homenageado de 2023:

Nascida e criada na cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Isaura precisou trabalhar desde muito cedo. Para ajudar no sustento da família, ela começou a trabalhar como professora de datilografia aos 13 anos de idade. Em seguida, em 1966, aos 18 anos, conseguiu um emprego com carteira assinada numa empresa de seguros no Centro do Rio.

Segundo Isaura, a vontade de trabalhar em Furnas Centrais Elétricas já fazia parte da sua lista de desejos. Ela relata que sempre teve uma vontade imensa em trabalhar numa empresa estatal e Furnas, naquela época, já era a “empresa dos sonhos” na vida da niteroiense.

A primeira tentativa para ingressar numa empresa estatal surgiu em 1974, aos 28 anos, após prestar concurso para Eletrobrás — hoje, a maior empresa de energia elétrica da América Latina. Ela foi aprovada em primeiro lugar, mas perdeu a vaga para a segunda classificada no concurso por não ter apresentado a documentação obrigatória reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Apesar da frustração, ela não desistiu do seu sonho. Na mesma época foi aprovada no vestibular da Fundação Cesgranrio para o curso de Administração de Empresas na Universidade Santa Úrsula (RJ).

Em 1976, aos 28 anos, por incentivo de um amigo, Isaura decidiu prestar concurso para Furnas e o sonho se tornou realidade. Ela ingressou para Furnas como datilógrafa do Departamento de Planejamento Empresarial (DPE.P), ligado ao gabinete da presidência, na antiga sede da então estatal, no bairro de Botafogo (RJ). Anos mais tarde, ela foi transferida para o Departamento de Energia Elétrica (DELT) como Secretária 3, cargo que ocupou até a data da sua aposentadoria. “O ingresso em Furnas era como se eu estivesse saindo de um Fusca e entrando numa Ferrari”, analogia utilizada pela aposentada ao relembrar o início da vida laborativa no novo emprego.

E a partir do ingresso em Furnas, a vida de Isaura, filha mais velha de uma família de quatro irmãos e responsável pelos meios de subsistência da casa, mudou. Ela explica que a oportunidade de desenvolvimento profissional e os desafios constantes na nova empresa superou o cansaço do longo trajeto de Niterói para a zona sul do Rio de Janeiro. Segundo a homenageada, o momento mais marcante na vida funcional foi o pagamento referente à participação nos lucros e resultados (PLR), compensação financeira sobre a produtividade do trabalho. “Eu nunca tinha recebido tanto dinheiro na minha vida. Com o pagamento, comprei uma geladeira nova para a minha mãe”, lembra com carinho o presente para a mãe, dona Amélia.

Aposentadoria: O poder de transformar vidas através do voluntariado

A aposentadoria aconteceu só no papel. Após cumprir o seu período funcional na empresa, Isaura se aposenta em 21 de janeiro de 1992. Numa fase da vida em que muitos apenas descansam, aproveitam para curtir os netos ou viajar para aproveitar o tempo livre, Isaura quis continuar na ativa, por meio do voluntariado. Assim, em 1992, ela foi convidada a participar do Grupo de Reflexão de Aposentados no Rio de Janeiro, promovido pela Real Grandeza. As reuniões aconteciam quinzenalmente, no auditório do edifício-sede da FRG, para discutir temas sobre saúde, motivação e qualidade de vida.

Já em 2005, Isaura ingressou na Associação dos Aposentados de Furnas (Após-Furnas), a convite da então diretora social da entidade, Ivone Marçal. Criada em 1984, a entidade atua em defesa dos interesses de participantes e assistidos da Real Grandeza e reúne 2.874 associados atualmente.

Como aposentada, atuou na Após-Furnas como vice-diretora Social na gestão 2007-2009, membro do Conselho Deliberativo, no período de 2009-2011 e 2015-2017, e, em 2012, em decorrência da vacância do cargo, Isaura foi diretora social. Nas gestões 2013-2015 e 2019-2021, ocupou o cargo de diretora social, sendo reconduzida em 2022. Além disso, desde 2016, ela ocupa o cargo de suplente da Representante Regional, Sra. Therezinha Saisse, prestando atendimento aos associados de Niterói e São Gonçalo. Na Real Grandeza, Isaura foi membro titular da Comissão de Ética, representando a Após-Furnas, em dois mandatos: 2017-2019 e 2019-2021.

O voluntariado fascina Isaura. O seu ritmo de trabalho é intercalado entre os prazeres da aposentadoria, — viagens, trabalhos manuais e a realização de almoços para amigos e familiares —, e os encontros com ex-colegas de trabalho durante os eventos de integração promovidos pela entidade, como as confraternizações de fim de ano nas diversas áreas regionais e na sede, apresentações do Coral da Após-Furnas e os encontros de representantes. “O trabalho social me encanta porque ele tem o poder de transformar a vida das pessoas e construir relacionamentos afetivos. Fazer alguém feliz me encanta. E isso não tem preço”.

Um dos maiores desafios enfrentados na vida da homenageada foi durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19. Infectada com o vírus em dezembro de 2020, o quadro se agravou e ela precisou ficar internada durante dois meses. Após o período de internação, ela passou por um longo processo de fisioterapia e reabilitação para se recuperar das sequelas da Covid, com o apoio do marido, o Sr. Ademir.

Ela relata que saiu fortalecida após o período de internação e segue na ativa, pronta para ajudar cada vez mais o próximo. “Eu sempre fui audaciosa e o meu jeito de ser acabou me ajudando a superar desafios, agir com responsabilidade e conquistar meus sonhos na vida profissional e pessoal”, afirma.

Ao ser perguntada sobre a importância da Fundação de Assistência e Previdência Social na sua vida, a homenageada afirma que a entidade representa um porto-seguro na vida dos assistidos e acredita que, se estivesse trabalhando em outra empresa, não encontraria uma fundação como a Real Grandeza. “Eu agradeço o carinho dos amigos e associados que rezaram pela minha recuperação e, principalmente, o trabalho das Assistentes Sociais da Real Grandeza, Fabiane Ruade e Tathiana Barroco, profissionais que prestaram um excelente atendimento no momento mais difícil da minha vida”, conclui.


(23/01/23)