O Diretor de Seguridade da Real Grandeza, Roberto Panisset, e cerca de 80 representantes de empresas públicas e privadas assinaram, no dia 22 de maio, em Brasília, o termo de compromisso da 4ª edição do programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. O Programa é uma iniciativa do Governo Federal, que, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da Presidência da República, e do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, reafirma os compromissos de promoção da igualdade entre mulheres e homens.
Criado em 2006, o Programa propicia às empresas promover mais cidadania e respeito às diferenças no mundo do trabalho. A novidade da 4ª edição é a inclusão da dimensão racial entre as estratégias para promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres nas organizações públicas e privadas, por meio do desenvolvimento de novas concepções.
As instituições que aderem ao Programa devem apresentar um plano de ações para a promoção da Igualdade e colocar em prática ao menos 70% das ações previstas no plano para receberem o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça. O Selo representa o reconhecimento do trabalho das organizações na implementação em seu cotidiano de práticas de equidade de gênero e étnicorracial e o compromisso em promover mais cidadania e oportunidades iguais no mundo do trabalho.
Ações voltadas para eliminar discriminações e promover a equivalência garantiram a Real Grandeza o selo da Secretaria de Políticas para as Mulheres em 2010. Na entidade, o Programa Pró-Equidade na Real é conduzido pela Coordenação de Responsabilidade Socioambiental, da Diretoria de Ouvidoria, que procura envolver toda a entidade, assim como seus filiados e fornecedores em suas iniciativas.
Participaram da cerimônia, a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci; a secretária de Políticas de Ações Afirmativas Ângela Nascimento; a Diretora da OIT no Brasil, Laís Abramo; o ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann; a diretora regional da ONU Mulheres, Rebecca Tavares; o presidente da Eletrobras Furnas, Flavio Decat, o Diretor Presidente da Eletronorte, Josias Araújo; a presidenta da PETROBRAS, Maria das Graças Foster a representante do Programa de Responsabilidade Socioambiental da Real Grandeza, Luiza Ferreira, e membros do Fórum de Pró- Equidade e Diversidade dos Fundos de Pensão.
(25/05/2012)
_______________________________________________________________________