Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais
Novidades e Destaques
Previdência Complementar e a realização de sonhos

Eduardo Gambale durante o Festival Nacional Sênior de 2023, realizado em João Pessoa (Foto: Fenasen) 


A aposentadoria do engenheiro civil de Furnas, Eduardo de Aquino Gambale, em dezembro de 2022, significou a oportunidade de realizar o seu sonho de infância em tempo integral: participar de competições de xadrez. Com o auxílio do benefício da aposentadoria e do plano complementar, o Mestre Nacional em xadrez colocou em prática sua paixão pelo jogo de tabuleiro ao participar do Festival Nacional Sênior de 2023, realizado em João Pessoa (PB), no mês de agosto.


Registrado na Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e na Federação Internacional (FIDE), o aposentado agora vive a expectativa de participar do Mundial de Xadrez Sênior 2023 (+65 anos), na cidade Terrassini, Itália, entre os dias 24 de outubro a 6 de novembro.


“Ainda não caiu a ficha. Não conseguia praticar o esporte com mais intensidade durante o meu período de trabalho e sem patrocínio. Agora, participar do Festival Nacional foi uma excelente experiência. Tive a oportunidade de competir com jogadores oriundos de vários estados, incluindo um dos melhores enxadristas da história do Brasil, o Herman Claudius”, conta o assistido, que conquistou a oitava posição no ranking nacional, na categoria 65 anos.


Começo – O jogo de tabuleiro mudou a vida do aposentado, de 67 anos, morador de Goiânia, casado e pai de duas filhas. Ainda na infância, incentivado pela mãe, Rosa Maria, Gambale, como é carinhosamente chamado pelos colegas, colocou o jogo de tabuleiro como parte da sua rotina.


Segundo ele, a importância pedagógica do esporte também foi fundamental no período da faculdade, principalmente nas matérias das áreas de exatas, e durante a sua vida laborativa, ajudando o engenheiro na concentração das atividades do dia a dia e no desenvolvimento do trabalho em equipe.


O benefício da prática foi compartilhado em escolas, universidades e aldeias, com o objetivo de incentivar outras pessoas a superar suas dificuldades, encarar seus desafios e melhorar a qualidade cognitiva de crianças, jovens e idosos.


Dentre as conquistas do seu “currículo” no jogo de xadrez, estão os seguintes títulos: Mestre Nacional de Soluções Enxadrísticas pela União Brasileira de Problemas de Xadrez, em 1995; Tetracampeão das Olimpíadas internas realizadas pela Empresa Eletrobrás Furnas, em 1995, além de títulos e prêmios obtidos em três categorias: xadrez ativos em 1990; xadrez absoluto em 1995; tetracampeão de interclubes: 1990 (Jóquei Clube de Goiás); 1992 (Clube Jaó);1995 e 1998 (Goiás Esporte Clube) e o campeão brasileiro na categoria Sénior +65, em 2020.


Até novembro, mês da próxima competição, o aposentado pretende manter a disciplina dos treinos online, revisando os erros e acertos em cada partida, e cuidar da saúde física e mental, praticando corridas de rua e participando das atividades presenciais do Projeto “Conviver Saúde”, projeto de prevenção e promoção da saúde da Real Grandeza, e as aulas de Yoga on-line, também promovidas pela Real Grandeza. “Realizei um sonho que tinha desde menino. Agradeço muito à Eletrobras Furnas e à Real Grandeza pela realização de programas que priorizam a saúde e bem-estar de seus benificiários”, conclui.


Todos na torcida pelo enxadrista!