O primeiro encontro do Projeto "Viva Saudável - Diabetes", do programa Saúde na Real, com beneficiários do Rio e Grande Rio com possível diagnóstico de Diabetes Mellitus, aconteceu no dia 17 de janeiro, no auditório da FRG, com palestra da endocrinologista Carla Tavares. A enfermeira Marcele Nunes aplicou um questionário com os participantes no início do evento.
O Gerente interino da Gerência de Benefícios de Saúde, Raniere Ramos, deu as boas-vindas aos participantes, convidando todos aproveitarem esta iniciativa da Real Grandeza.
A Dra Carla Tavares explicou os diferentes tipos de diabetes (Tipo 1, Tipo 2 e gestacional), esclareceu como se dá a síndrome metabólica que precede a diabetes, como se identifica a doença, quais os sintomas e formas de prevenção.
No Brasil os dados são alarmantes. Nosso país já é o terceiro lugar no mundo em incidência de Diabetes Tipo 1, só perdendo para EUA e Índia. A diabetes tipo 2 também vem crescendo muito em função dos maus hábitos alimentares da população brasileira, sedentarismo e aumento de peso. A projeção para 2035 é de que teremos quase 20 milhões de pessoas com diabetes tipo 2 no país.
Além disso, 50% dos brasileiros nem sabem que são diabéticos, muitos sequer têm acesso a um diagnóstico precoce e 20% não se tratam, o que leva ao aumento das decorrências mais graves da doença.
A principal complicação crônica da diabetes é a doença cardiovascular, que é a que mais mata em nosso país, depois dos acidentes. “As complicações da doença geralmente só aparecem 10 ou 15 anos após o diagnóstico da hiperglicemia. Por isso é tão importante o diagnóstico precoce e o tratamento constante para evitar as complicações. A diabetes não tem cura, mas tem controle”, esclarece a Dra Carla.
A médica também alertou para os fatores de risco que precedem a diabetes tipo 2: obesidade, hipertensão arterial, histórico familiar de diabetes, triglicerídeos elevados, HDL baixo, aumento da circunferência abdominal, mais de 45 anos de idade, ter tido diabetes gestacional, síndrome de ovário policístico e ter nascido com mais de 4kg.
Os participantes aproveitaram para tirar todas as suas dúvidas, trocar experiências e obter mais informações sobre a doença e seus tratamentos.
Entre os meses de janeiro e março, o projeto Viva Saudável promoverá vários encontros, além de atividades orientadas, com profissionais de diversas especialidades – endocrinologistas, nutricionistas, professores de educação física, fisioterapeutas, enfermeiros e psicólogos.
Estarão disponíveis 60 vagas para beneficiários do Rio e Grande Rio que não façam parte de outro programa especial da entidade.
Confira o calendário:
31 de janeiro - Nutricionista/Endocrinologista
14 de fevereiro - Enfermeiro (cuidados no dia-a-dia)
28 de fevereiro - Fisioterapeuta e Professor de educação física
14 de março - Psicóloga
28 de março - Endocrinologista
Para participar, basta enviar uma mensagem para saudenareal@frg.com.br, com nome, matrícula e telefone de contato.
(21/1/2019)