Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais
Novidades e Destaques
PALESTRA NOVEMBRO AZUL

Demonstrando seu apoio ao Novembro Azul, a Real Grandeza organizou a palestra “Saúde do Homem: Envelhecer mantendo a qualidade de vida”, com o médico Valter Javaroni, membro da Sociedade Brasileira de Urologia. Após a palestra, o grupo de teatro Real em Cena apresentou o espetáculo “Te Cuida, Mané! Homem que se cuida não perde o melhor da vida". O evento foi realizado no dia 27 de novembro, no Auditório da FRG.

O diretor-Ouvidor da Real Grandeza, Horácio de Oliveira, iniciou o evento destacando que homens realizam menos consultas que as mulheres, muitas vezes pelo mito que envolve a masculinidade. Horácio fez questão de recomendar as visitas regulares ao urologista, como forma de prevenção ao câncer de próstata.

Na sequência, o médico urologista Valter Javaroni destacou que os homens não possuem o hábito de realizar exames de prevenção, pois, de acordo com ele, aspectos culturais atrapalham esse trabalho, “essa questão de que o homem é o sexo forte é um grande problema. Desde criança o homem aprende a não chorar e ir ao médico é quase que um sinônimo de demonstrar alguma fraqueza”, explicou Javaroni. Para ilustrar esse comportamento lembrou que homens vivem, em média, quase oito anos menos que as mulheres, que já tem o hábito de realizar exames de rotina desde a adolescência.

Após explicar o que é a próstata, o médico lembrou que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente em homens, após somente dos tumores de pele. Como a doença demora a se manifestar e na fase inicial não apresenta sintomas, cerca de 95% dos tumores são descobertos em fase avançada, dificultando a cura. Os principais sintomas percebidos na fase avançada são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou sêmen.

Valter Javaroni explicou que o diagnóstico precoce, antes de manifestação de qualquer sintoma, proporciona uma recuperação mais tranquila e aumentam as chances de cura. Sobre os exames, explicou que em alguns casos a doença não é identificada pelo exame de sangue PSA (antígeno prostático específico), sendo necessário o exame de toque retal, já que cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração percebida no toque retal, mesmo que tenham uma taxa de PSA baixa.

Falando sobre os principais fatores de risco, o médico urologista apontou três: histórico familiar da doença (pai, irmão e tio), obesidade e raça, pois homens negros sofrem maior incidência desse tipo de câncer. Mesmo na ausência de sintomas, homens que apresentam esses fatores devem se consultar com o urologista a partir dos 45 anos, uma vez ao ano. Já os homens sem esses fatores, a partir dos 50 anos, também anualmente.

Após o encerramento da palestra do Dr. Valter Javaroni, o grupo de teatro Real em Cena apresentou o espetáculo “Te Cuida, Mané! Homem que se cuida não perde o melhor da vida", que aborda, de forma bem humorada, pontos relevantes da prevenção e da saúde do homem que, por preconceito ou machismo, acaba por negligenciar a própria saúde.

Horácio de Oliveira destacou a importância do trabalho preventivo

Dr. Valter Javaroni é membro da Sociedade Brasileira de Urologia

Real em Cena abordou temas como preconceito e manutenção da qualidade de vida

Público presente demonstrou seu apoio ao Novembro Azul

(05/12/2017)