Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais
Novidades e Destaques
OFICINA: REDUÇÃO DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

A Coordenação do Programa de Responsabilidade Socioambiental da Real Grandeza promoveu no dia 15 de agosto, no auditório do edifício-sede da empresa, uma Oficina sobre Redução de Consumo de Energia Elétrica, com os  engenheiros da Divisão de Eficiência Energética da Eletrobras Furnas, Alexandre Reis e Emílio Moreira. A Oficina é oferecida pela Eletrobras, no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

A iniciativa  faz parte da Campanha dos 4R, coordenada pela área de Responsabilidade Socioambiental, em parceria com a Gerência de Administração e Serviços. O objetivo da campanha é estimular o uso racional da eletricidade e disseminar conceitos básicos de uso eficiente, que poderão ajudar os colaboradores a atingir a meta global de redução das Despesas de Consumo, estabelecidas no Programa de Remuneração Variável da Real Grandeza.

Alexandre Reis definiu para os participantes o que é Eficiência Energética “É uma atividade que procura otimizar o uso das fontes de energia. A utilização racional de energia consiste em usar menos energia para fornecer a mesma quantidade de valor energético”.

É dentro deste conceito, que a Divisão de Eficiência Energética da Eletrobras Furnas promove diversas ações tanto na área educacional – que leva orientações de conservação de energia para um público bem diversificado em idade e formação (de crianças a idosos, de porteiros a professores) –, quanto na área técnica, com diagnósticos energéticos em indústrias, prédios públicos, iluminação pública e comércio; além de aplicação de cursos técnicos  e instalação de sistemas para tornar mais eficiente o uso de energia.

Alexandre e Emílio exibiram o vídeo “Casa dos Desligados”, que apresenta uma fictícia família vivendo uma rotina de abusos no consumo de energia elétrica doméstica. Até que, em certo momento, a sobrecarga desarma o disjuntor, deixando a casa completamente sem luz. Um dia inteiro sem eletricidade faz com que a família repense seus hábitos de consumo e ponha em prática idéias simples e eficientes de economia nos gastos com luz. Ao final do vídeo, Alexandre propôs que todos nós também pensássemos em pelo menos uma mudança de atitude contra o nosso desperdício diário.

Clique aqui para ver o vídeo Casa dos Desligados.

“Ações individuais e coletivas de conservação de energia nos levam em direção a um Desenvolvimento Sustentável” – lembrou Alexandre.

Dentro da área de educação, a Eletrobras Furnas não apenas recebe estudantes em suas dependências como vai até as escolas promover ações educativas sobre o uso racional de energia elétrica e água. Também oferece palestras para filhos de empregados (“Programa FURNAS-PROCEL”), promove parcerias para desenvolver ações pedagógicas/culturais em parques públicos, como a Fundação RIOZOO (“ENERGIZOO”) e cria instrumentos de educação infanto-juvenil, como a “Maquete da Casa Energizada”, que ensina conceitos de potência de energia, simulados em ambientes de uma maquete de residência.

Alexandre mencionou alguns estudos de eficiência energética em iluminação e uso racional de água, aplicados em salas e departamentos de Furnas, que ganharam sistemas de automação e resultados surpreendentes na economia de luz e água. Idéias que estão sendo reproduzidas, inclusive, em outros prédios públicos, como o Ministério de Minas e Energia, no Rio de Janeiro.
O palestrante citou prêmios recebidos, listou alguns projetos como referência de boa iluminação pública, tirou dúvidas dos participantes, distribuiu o folheto explicativo da PROCEL e finalizou com a exibição de outro vídeo: “O Esbanjão”, personagem que depois de um susto com sua conta de luz, adota novos hábitos de consumo, orientado pela companhia de energia elétrica, e comemora, ao final do mês, a redução de sua conta.

Clique aqui para ver o vídeo O Esbanjão.

“Nos últimos 10 anos, as ações desenvolvidas por Eletrobras Furnas possibilitaram uma economia de energia suficiente para alimentar mais de 2 milhões de residências por ano”.

 


 

(16/08/2012)
________________________________________________________________________