A necessidade de autorização prévia para os exames de alta complexidade e os prazos definidos para atendimento tem por objetivo proporcionar maior segurança aos beneficiários por meio de análise técnica criteriosa, alinhada às práticas clínicas baseadas em evidências, para garantir a excelência na assistência.
Além disso, a inflação médica, pressionada pelas novas tecnologias, maior longevidade da população e eventuais utilizações inadequadas dos serviços médicos influenciam diretamente nos custos assistenciais e, consequentemente, na mensalidade dos planos de saúde. Por esta razão, além de garantir uma assistência à saúde de qualidade, a Real Grandeza tem o dever de realizar a adequada gestão das despesas, com o compromisso de preservar também a saúde financeira de seus beneficiários.
Neste contexto, vem sendo aprimorados os mecanismos de regulação para procedimentos de alta complexidade e/ou que possuem diretrizes de utilização preestabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, possibilitando maior segurança para o beneficiário e melhor otimização dos custos. Além disso, a análise prévia de internações programadas, especialmente as que necessitam de OPME, é fundamental para garantir a melhor negociação com os fornecedores de equipamentos e materiais especiais utilizados em cirurgias e tratamentos como, por exemplo, marca-passo, parafuso, prótese articular, etc.
Veja abaixo a tabela com informações resumidas sobre necessidade de autorização:
+ Informações
Onde posso consultar a relação completa de exames e procedimentos que necessitam de autorização prévia?
Clique aqui e confira o arquivo com as informações.
Qual o prazo para emissão da autorização?
Qual o prazo de validade das senhas?
As senhas de autorização possuem validade de 90 dias.
Procedimentos em regime de livre-escolha (reembolso) também estão sujeitos à autorização prévia?
Sim, nos casos em que o plano contratado prevê a modalidade livre-escolha, a solicitação deve ser encaminhada pelo próprio beneficiário, via e-mail para autorizacao@frg.com.br.
Procedimentos odontológicos necessitam de autorização prévia?
Sim. Clique aqui e conheça os processos para liberação da autorização de tratamento odontológico, seja o profissional credenciado ou livre escolha (reembolso).
Confirmação dos exames
Desde 14 de maio, os beneficiários dos planos de saúde da Real Grandeza recebem o status da autorização por e-mail, dando maior transparência ao processo e agilidade no envio de informações complementares, quando necessário. Compareça para o atendimento somente após a confirmação da autorização, portando sempre o cartão do plano (físico ou digital) e documento oficial com foto.
Reciprocidade
Os beneficiários que possuem convênio de reciprocidade, Unimed ou Cassi, também estão sujeitos à autorização prévia.
(09/06/2021)