Na última segunda-feira (19/09), a Real Grandeza organizou evento sobre a doença de Alzheimer, com palestras da Profa. Dra. Vilma Câmara e com a Profa. Terezinha Martinez, que falaram sobre características da doença e cuidado social, respectivamente. O evento foi considerado um sucesso, com a presença de aproximadamente 100 pessoas no auditório do 8º andar, do Escritório Central de Furnas.
O diretor-Ouvidor da Real Grandeza, Horácio de Oliveira, abriu o evento desejando boas-vindas às palestrantes e público presente, e destacou que iniciativas como essa contribuem para a redução dos custos na saúde, devido ao seu caráter preventivo.
A primeira convidada, Profa. Dra. Vilma Câmara, apresentou a palestra “Doença de Alzheimer - Quadro clínico, critérios de diagnóstico e diagnóstico diferencial”, que destacou como identificar o princípio da doença, seus estágios, aspectos clínicos e tratamentos.
Em relação aos estágios da doença, a Dra. Vilma explicou que o Alzheimer possui três estágios:
- Leve - quando o indivíduo começa a perder a capacidade de realizar suas tarefas, sendo que a pessoa mantém sua independência, sem necessidade de acompanhamento.
- Moderado - onde o paciente necessita de acompanhamento especializado, pois a vida independente começa a oferecer riscos. Acidentes como deixar um fogão aceso, ferro de passar ligado ou acidentes no trânsito são ocorrências comuns nesse estágio.
- Grave - incapacidade total para realizar tarefas simples, comer sozinho, tomar banho, ir ao banheiro, pentear o cabelo. Nessa fase o indivíduo adquire o mutismo, pois perde também a capacidade de se comunicar.
Em seguida, a Profa. Terezinha Martinez apresentou a palestra “A doença de Alzheimer – Práticas para lidar no cotidiano”, onde destacou que o cuidador, seja ele familiar ou formal, não é um mero resolutor de problemas, uma vez que possui importante função social no resgate da sociabilidade do idoso.
Ao final do evento foi exibido o vídeo “Quanto antes souber, mais tempo você terá para lembrar”, elaborado pela Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), com o ator Carlos Moreno, famoso pelos comerciais da Bom-Bril e que tornou-se voluntário da Associação após descobrir que sua mãe tinha a doença.
O evento é parte integrante de um conjunto de palestras organizado pelo Programa de Responsabilidade Socioambiental, tendo como temas saúde, alimentação saudável e reinserção social do idoso.
(20/09/2016)