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FRG OBTÉM SELO PRÓ-EQUIDADE, PELA SEGUNDA VEZ

Em sua segunda participação, a Real Grandeza obteve, novamente, o Selo da quarta edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República.

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa do Governo Federal cujo objetivo é promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens, mulheres, a população negra, deficientes; e o combate às demais formas de intolerância nas instituições, nas organizações públicas e privadas, por meio do desenvolvimento cotidiano de novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional.

O Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça representa a busca pela eliminação de todas as formas de discriminação, evidenciando publicamente o compromisso da organização com a equidade de gênero e étnico-racial, com promoção da cidadania e a difusão de práticas exemplares no mundo do trabalho para a efetivação da equidade.
 
Para receber o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, as empresas devem executar, em um período de 12 meses, no mínimo 70% das atividades constantes de um Plano de Ação pactuado com a SPM. É necessário, também, que o desempenho qualitativo na execução dessas atividades seja considerado satisfatório ou muito satisfatório pela Secretaria.
 
Conduzido pela Coordenação de Responsabilidade Socioambiental, da Diretoria de Ouvidoria, o programa busca envolver toda a entidade, assim como seus filiados e fornecedores, por meio de ações voltadas para eliminar discriminações e promover a equidade.
 
Para o estabelecimento e acompanhamento do cumprimento das metas do Plano de Ação, a Real Grandeza criou em 2011 seu Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça, formado por gerentes das áreas de Recursos Humanos, Administração e Serviços, Jurídico, Comunicação e Cadastro, sob a coordenação da Responsabilidade Socioambiental. O Comitê também conta com a colaboração da Comissão de Ética, do Núcleo de Aquisição de Bens e Serviços e da Assessoria de Controladoria e Planejamento.
 
Para renovar o Selo, a Real Grandeza assinou um termo de adesão ao Programa, preencheu uma nova ficha com o perfil atualizado de seu quadro funcional, para que os dados pudessem ser comparados com os da edição anterior do Selo e para que se estabelecesse um  novo Plano de Ação com metas para resolução e redução de possíveis distorções evidenciadas na ficha perfil. “Cada vez que concorremos, temos que ter mais ações afirmativas para mudar o perfil da empresa”, explica Raquel Castelpoggi, coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da Real Grandeza.
 
Em 2012, a Real Grandeza contabilizou alguns avanços com a introdução de novas práticas, tais como a licença paternidade de dez dias (a lei determina cinco dias); a licença maternidade de seis meses mesmo para mães de filhos adotados; e o acréscimo de seis meses de estabilidade na volta da licença maternidade. Foi introduzida também a licença de 3 a 15 dias para as vítimas de violência doméstica.

A entidade realizou o recadastramento de seu corpo funcional, com a inclusão dos quesitos que até então não eram informados, tais como cor/raça e deficiência.

O Censo Real Grandeza utiliza o mesmo método de identificação do IBGE, o da autodeclaração, consagrado internacionalmente.
 
Outras medidas também foram adotadas, como passar a grafar, no contracheque da(o) empregada(o) as profissões especificando o gênero. O banco de imagem da Fundação foi revisto, de forma a passar a incluir imagens que privilegiem a diversidade de nossa população nas publicações internas e externas da entidade. Merecem destaque as apresentações do espetáculo teatral “O Gabinete”, sobre discriminação, encenado pelo grupo Real em Cena e assistido por mais de duas mil pessoas em empresas, escolas, comunidades e associações desde 2010.
 


 

(13/3/2013)
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