A Real Grandeza realizou, em seu auditório, nos dias 13 e 14 de março, eventos com almoço, espetáculo teatral e palestra para 21 colaboradores que prestam serviços à Real Grandeza. Entre eles, funcionários contratados que prestam serviços de limpeza, portaria e segurança. O objetivo foi debater e orientar sobre temas como equidade, racismo, sexismo e tipos de preconceitos.
A programação incluiu abertura feita pelo diretor-Ouvidor da Real Grandeza, Horácio de Oliveira, que deu boas vindas aos presentes e reforçou a importância do papel feminino no ambiente familiar e profissional.
Durante o almoço oferecido aos prestadores, foi apresentado o espetáculo “O Gabinete”, do grupo de Teatro Real em Cena. A peça aborda diversos tipos de preconceitos, como discriminações por gênero, raça, opção sexual, preconceitos contra pessoas com deficiência, assédio sexual, assédio moral, intolerância religiosa e violência doméstica.
O evento seguiu com a palestra “Equidade e Respeito na Realidade”, realizada por Raquel Castelpoggi, da Coordenação de Responsabilidade Socioambiental da Real Grandeza. Raquel explicou o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça com suas ações voltadas para eliminar discriminações e promover a igualdade, citou algumas práticas adotadas pela entidade e benefícios já conquistados para a empresa e seu corpo funcional.
Raquel também discorreu sobre as várias formas de violência e mostrou soluções para a reintegração do idoso na sociedade; o estatuto que protege o idoso; as leis que promovem igualdade racial (Lei Caó, Lei de Cotas, além do Estatuto da Igualdade Racial); as leis que protegem a mulher (lei Maria da Penha e lei do Feminicídio); as leis que protegem o deficiente físico (Lei Brasileira de Inclusão) e demais ações importantes de reparação e inclusão social.
Durante o encontro - realizado em dois dias para que todos pudessem participar - os presentes tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas, expondo situações do dia-a-dia, e de trocar informações, na busca pela conscientização de todos.
Foi distribuído um vasto material didático relacionado aos temas, como cartilhas da Lei Maria da Penha, Central de Atendimento à Mulher, Campanha do Laço Branco, Programa Pró-Equidade de Gênero, Estatuto do Idoso e Cartilha de Crédito Consciente.
Clique aqui para consultar a Cartilha de Crédito Consciente
(20/3/2018)