A Real Grandeza realizou encontro para esclarecer dúvidas relacionadas ao plano de Contribuição Definida – Plano CD, no dia 25 de novembro, no auditório do 8º andar do Edifício-sede de Furnas. O evento, que faz parte do programa de educação financeira e previdenciária da Real Grandeza, “De olho no Futuro”, contou com a presença de cerca de 70 pessoas e foi transmitido para as áreas regionais, pelo sistema de videoconferência de Furnas.
<
O diretor-presidente da Real Grandeza, Sergio Wilson Ferraz Fontes, abriu o evento reafirmando seu compromisso de aproximar a entidade dos participantes: “uma marca da minha gestão, que eu quero deixar, é que a gente vai aumentar a transparência, o atendimento e o acolhimento aos participantes”, declarou.
A respeito do Plano CD, Sergio Wilson disse acreditar que, seguramente, o da Real Grandeza é um dos melhores planos de benefícios do mercado. Falou também da importância de os participantes manterem-se sempre a par de todas as informações sobre o plano, tais como acompanhamento do saldo de conta, principais vantagens, diferenças em relação ao Plano BD e retorno dos investimentos.
Em seguida, a gerente de Estatística e Atuária da Real Grandeza, Adriana Gautê, apresentou a situação do Plano que, hoje, conta com 2.935 inscritos, sendo 2.755 empregados ativos, característica de um plano novo. Descreveu ainda as características do Plano, mostrando a possibilidade de solicitação de Aposentadoria Antecipada, onde o participante deve ter, no mínimo, 40 anos de idade, cinco anos de contribuição e 10 anos de serviço creditado, para poder requerer o benefício de aposentadoria.
Contudo, mesmo que o plano ofereça essa opção de planejamento pessoal, Adriana Gautê lembrou que os benefícios do Plano CD são calculados pelo saldo de conta, ou seja, quanto menores os valores aportados para o plano, menores serão os benefícios de aposentadoria.
A gerente da Real Grandeza falou também sobre as formas de recebimento: Prazo Certo, Percentual do Saldo e Renda Mensal Vitalícia, que são as possibilidades de renda permitidas por regulamento atualmente.
Adriana Gautê destacou que essa escolha deve ser tomada mediante análise do planejamento financeiro de cada participante, pois não há uma opção que seja a melhor, sem analisar os diferentes tipos de perfis. A gerente de Atuária citou como exemplo a renda por Percentual do Saldo, que pode ter alteração, somente do percentual, modificada a cada cinco anos, de acordo com planejamentos individuais.
Durante o encontro foram também dirimidas muitas dúvidas apresentadas pelos presentes, principalmente sobre o regime de tributação, que é uma escolha feita pelo participante no momento da adesão ao plano e que só pode ser alterada em até 30 dias dessa data.
A gerente de Benefícios Previdenciários da Real Grandeza, Guiomar Praun, também participou da palestra e infsormou que a consulta ao regime escolhido pode ser realizada no Simulador de Renda, que está disponível para os participantes elegíveis ao benefício de aposentadoria, na Área Restrita do site da Real Grandeza.
Foram também abordados os diferentes tipos de contribuição, tanto do participante (Básica, Voluntária e Esporádica), como das patrocinadoras (Regular). Adriana Gautê lembrou que a contrapartida das Patrocinadoras corresponde ao valor da Contribuição Básica e que é importante atingir o valor máximo dessa contribuição: “há alguns anos identificamos que algumas pessoas efetuavam Contribuições Voluntárias sem atingir o maior percentual da Contribuição Básica, ou seja, se você tem capacidade de contribuir com um valor maior, esgote a Contribuição Básica, pois ela possui contrapartida das Patrocinadoras”, indicou.
Ao abordar a evolução dos resultados do plano, Adriana explicou que houve uma reversão do déficit acumulado no exercício anterior, devido a estratégias de investimentos adotadas pela Real Grandeza. A rentabilidade anual esperada para 2016, para o Plano CD era 10,51%, mas até o mês de setembro, a rentabilidade acumulada no ano é de 28,91%. Sergio Wilson destacou que mesmo no cenário de crise, a Real Grandeza vem superando a meta e que nesse ano, inclusive, já está batendo recorde de mercado: “a equipe de investimentos da Real Grandeza está conseguindo excelente resultados, pois mesmo com uma estratégia que prioriza investimentos de baixo risco, o retorno ao longo dos anos tem sido muito acima da meta atuarial”, frisou o diretor-presidente da entidade.
Em seguida foram tiradas dúvidas referentes ao extrato de contribuição, com explicações sobre cada tipo de contribuição informada no extrato. Também foi explicada a diferença entre o Simulador de Renda do Plano CD (disponível para participantes elegíveis ao benefício de aposentadoria) e o Simulador Plano CD (disponível a todos), onde, de acordo com Adriana Gautê, o primeiro se difere do segundo por ser mais específico, considerando dados cadastrais atualizados de cada participante. Já o Simulador Plano CD trabalha com uma hipótese de composição familiar padronizada, fator que influencia no cálculo.
(30/11/2016)