O projeto Viva Saudável – Diabetes, do programa Saúde Na Real, realizou mais um encontro no dia 14 de fevereiro, em Furnas, com palestra da enfermeira Pricila Leonor, em Furnas. Ao todo, serão realizados seis encontros, entre os meses de janeiro e março de 2019, com beneficiários do Rio e Grande Rio com possível diagnóstico de Diabetes Mellitus.
Pricila Leonor abordou os principais cuidados diários que os beneficiários precisam ter para controlar a doença, desde a alimentação, medicação, monitorização, autocuidado e o uso da insulina. De acordo com a orientação da profissional, a monitorização é importante para confirmar a efetividade da deita e os hábitos alimentares, evitando complicações como a hipoglicemia (nível muito baixo de glicose no sangue) ou hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue). “Cada dia a gente precisa se cuidar para se sentir melhor, afirmou Pricila”.
De acordo com a enfermeira, o diabético precisa ter cuidado redobrado com os pés, mantendo o pé seco e hidratado, evitando machucados ou frieiras. Ela recomenda lavar os pés diariamente com água morna ou sabão neutro; usar meias sem costura, evitar andar descalço; secar bem os pés, principalmente entre os dedos e, se possível, fazer um acompanhamento regular com um podólogo para evitar problemas. “O pé é o coração do diabético. O paciente precisa inspecionar diariamente o pé e caso identifique algum machucado ou alteração na pele, evite tratar com pomadas e procure um profissional”, alerta Pricila.
Em relação à medicação, Pricila chamou atenção para os cuidados com a insulina injetável. Na hora da compra, o paciente precisa escolher um estabelecimento de confiança e observar a cor da insulina (a insulina Regular é límpida e a NP é turva) e verificar o prazo de validade. E não esquecer que o uso da insulina só deve der iniciado por indicação do clínico geral ou endocrinologista.
O próximo encontro será realizado no dia 28 de fevereiro. Ao todo, serão realizados seis encontros entre os meses de janeiro e março de 2019. Confira o calendário:
- 17 de janeiro - Endocrinologista e Enfermeiro (para aplicação de questionário)
- 31 de janeiro - Nutricionista
- 14 de fevereiro - Enfermeiro (cuidados no dia-a-dia)
- 28 de fevereiro - Fisioterapeuta e Professor de educação física
- 14 de março - Psicóloga
- 28 de março - Endocrinologista
(21/02/2019)