Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais
Novidades e Destaques
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Alimentos preparados com 100% de aproveitamento

A Real Grandeza organizou, dia 24, em seu auditório, a palestra Aproveitamento Integral dos Alimentos, com a nutricionista Cristine Ravizzini, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação Saudável, celebrado em 16 de outubro. Após a palestra, houve degustação de alimentos preparados com 100% de aproveitamento, com receitas da chef de cozinha e professora de gastronomia, Neide Marco.

O diretor-Ouvidor, Horácio de Oliveira, em nome da Diretoria Executiva da Real Grandeza, desejou boas vindas aos presentes e destacou a importância da alimentação sustentável, desde a produção, transporte e até o aproveitamento integral dos alimentos, pois essa utilização pode fazer diferença para muitas pessoas. Horácio também enalteceu a parceria do Programa de Responsabilidade Socioambiental com o Banco Rio de Alimentos para a realização do evento e em seguida passou a palavra para a nutricionista Cristine Ravizzini.

Cristine iniciou a palestra mencionando a importância do Banco Rio de Alimentos, que é um programa de combate a fome e ao desperdício de alimentos. De acordo com a nutricionista, além do elevado número de pessoas que passam fome em todo o mundo por não terem acesso à comida, cerca de 20% dos alimentos são desperdiçados durante o preparo, agravando esse problema.

Para ajudar a combater essa questão, Cristine indicou que as pessoas devem comprar bem, conservar bem e preparar bem os alimentos. Para auxiliar essa ideia, a nutricionista forneceu algumas dicas:

  • Preferir comprar frutas, legumes e verduras na safra, pois o alimento costuma estar melhor.
  • Ao comprar enlatados, sempre ter atenção à data de validade e não comprar latas amassadas, pois esse defeito pode romper o verniz interno que é aplicado nos recipientes e contaminar o alimento.
  • Após o preparo, não tampar panelas com panos de prato, nem deixá-las fora da geladeira por muito tempo, pois cria-se um ambiente favorável para proliferação de bactérias, devido a umidade e calor.
  • Se a panela não for de inox, vidro, ágata ou revestimento cerâmico, tem que retirar o alimento das mesmas, armazenar em outros recipientes, preferencialmente de vidro, pois as panelas de alumínio ou que estejam com o teflon arranhado podem contaminar o alimento com substâncias cancerígenas.
  • Para evitar o desperdício, busque preparar as refeições na quantidade certa.

Ao final da palestra foi exibido um vídeo com informações sobre o Banco Rio de Alimentos, criado em dezembro do ano 2.000, pelo Sesc RJ, e que completa 16 anos esse ano.

Após a exibição do vídeo foi oferecido um lanche com alimentos preparados com 100% de aproveitamento. O cardápio incluiu cocada de casca de melancia e casca de banana, torrada com geléia de casca de legumes e frutas, brigadeiro de casca de banana, brigadeiro de chuchu, torta de coco com doce de casca de abóbora, quiche de cascas de abóbora, torta de talos, suco de limão com couve, maracujá com abóbora, entre outros.

As receitas e outras informações estão disponíveis na página do Banco Rio de Alimentos (http://www.sescrio.org.br/banco-rio-de-alimentos).

Cristiane Ravizzini e a chef Neide Marco

Degustação de alimentos preparados com 100% de aproveitamento

(25/10/2016)