Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais 
Novidades e Destaques
Declaração de igualdade salarial e de critérios remuneratórios

Conforme relatório encaminhado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em fevereiro de 2024, a Real Grandeza reforça o compromisso da Igualdade Salarial e de Critérios Remuneratórios entre homens e mulheres, por meio das suas práticas de gestão.


A iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Ministério das Mulheres atende ao que determina o Decreto nº 11.795/2023 para regulamentar a Lei nº 14.611, de 2023, que estabelece a obrigatoriedade de igualdade salarial entre mulheres e homens. Empresas com 100 ou mais funcionários são obrigadas a fornecer essas informações, que serão utilizadas para garantir paridade salarial entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo.


A seguir, conheça as iniciativas declaradas pela Real Grandeza no Portal Emprega Brasil, bem como as demais informações transmitidas no eSocial, para a verificação da existência de diferenças salariais entre mulheres e homens que ocupam o mesmo cargo:


  • Valorização da contratação de mulheres: atualmente a sua força de trabalho é composta 56,5% por mulheres e o princípio de equidade de gênero integra seu Módulo Normativo de Transferência, Recrutamento e Seleção de pessoal, aplicando em situações de empate, pontuação extra para as mulheres.
  • As mulheres ocupam 80% dos cargos de Coordenação, 47% cargos gerenciais e 40% cargos de diretoria. O Conselho Deliberativo da empresa é presidido por uma mulher. 
  • A remuneração média equivale a 80,1% do recebido pelos homens.
  • O Plano de Carreira e Remuneração-PCR apresenta práticas de equidade remuneratória, adotando o conceito de competência como elemento articulador, em que os gêneros são tratados de forma igualitária, com desenho de carreira, plano de mobilidade relacionado às expectativas, plano de melhoria individual alinhado à análise de desempenho.
  • Fornecimento de Auxílio Creche e Escolar.
  • Possibilidade de trabalho híbrido ou remoto proporcionando um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
  • Disponibilização de profissional médica do trabalho em situações de saúde que exijam acompanhamento médico mais próximo.
  • A empresa é signatária do Prêmio Weps Brasil, desde 2012, demonstrando por meio de suas estratégias e ações a preocupação da Alta Administração com a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Foi premiada nos ciclos anteriores, conquistando o troféu bronze em 2016 e prata em 2019. 
  • Utilização de indicadores para medir os avanços do número de mulheres na liderança em todos os níveis: conselheiras, diretoras, gerentes, participação em comissões e grupos de trabalho especiais internos e externos e participações em conselhos de outras empresas.
  • A Taxa de Retenção de mulheres na volta da licença maternidade, é de 100%,  sendo que um dos benefícios oferecidos pela empresa é o acréscimo de 6 meses de estabilidade no emprego para empregadas que retornam da licença.
  • A empresa possui canal de comunicação/ouvidoria/denúncia acessível aos colaboradores, para o tratamento de situações relacionadas à equidade de gênero.

Complementarmente são realizadas ações, palestras, divulgação de informativos, em parceria com a área de Responsabilidade Socioambiental, para fomento de práticas não discriminatórias em relação às mulheres por meio de Programas de aculturamento e sensibilização, tais como: meditação, palestras e campanhas como Outubro Rosa, Equidade, Respeito à Diversidade, Sexismo, Combate à Violência Doméstica, Divisão Social do Trabalho Doméstico, Saúde da Mulher, Prevenção de Doenças e Bem-Estar.


+ Informações


Clique aqui e confira o infográfio com os indicadores.


(27/03/2024)