A Real Grandeza saiu na frente e elaborou manual com critérios objetivos de avaliação socioambiental de seus investimentos para cada um dos segmentos de ativos que compõem sua carteira. Neste manual elaborado pela Diretoria de Investimentos – e aprovado pelo Comitê de Investimentos da Real Grandeza (CIRG) – está automaticamente excluído o ativo que faça parte de áreas de atuação consideradas negativas à sociedade, tais como aquelas ligadas à produção de armas, bebidas alcoólicas, fumo, jogo e pornografia. Outro fator de eliminação prévia diz respeito aos ativos que tenham em sua cadeia produtiva incentivo à prática de trabalho infantil e/ou escravo.
Segundo o manual, investimentos que se utilizam de práticas sustentáveis em seus modelos de negócios agregam aos controladores diferencial competitivo importante, uma vez que aumentam a produtividade e a eficiência dos projetos; aproximam e retêm uma gama mais significativa de clientes; atraem melhores talentos profissionais; contam com maior acesso ao mercado de capitais e diminuem riscos. Portanto, a adoção de melhores práticas de gestão e responsabilidade socioambiental acaba por refletir nos resultados financeiros dos investimentos realizados, contribuindo para que a Real Grandeza venha a obter ganhos maiores no longo prazo, correspondentes aos compromissos assumidos de pagamento de benefícios de aposentadoria e pensão.
Além disso, a Real Grandeza está convencida de que a utilização de critérios de avaliação socioambiental na análise de investimentos está relacionada a uma estratégia comprometida com a geração de resultados de forma responsável e adequada ao perfil de um investidor institucional de seu porte. “A adoção destes critérios é considerada de vital importância para a seleção de ativos que possam gerar retornos maiores a longo prazo, mais consistentes, com menores riscos”, afirma Márcia De Luca Micheli, da Gerência de Análise de Investimentos.
O manual Critérios de Avaliação Socioambiental dos Investimentos da Real Grandeza abrange todas as classes de ativos. Para tornar mais objetiva a análise do grau de comprometimento de um ativo em relação aos critérios estabelecidos, foi elaborado questionário de Avaliação de Critérios Socioambientais para cada segmento: Renda Fixa, Renda Variável e Investimentos Estruturados (Fundos de Investimentos em Participações). Cada questionário tem as chamadas Questões-Chave, relacionadas à cadeia produtiva do ativo em análise. Estas questões abrangem temas que vão avaliar os fornecedores, o meio ambiente, as questões sociais, os clientes e a divulgação de informações e programas/indicadores dos quais a instituição participa. No caso do questionário voltado para Fundos de Investimento em Participações, além das companhias alvo, também será avaliado o gestor.
A partir da média destas Questões-Chave, se atribui ao ativo uma nota que varia de zero a três. Nota três significa que o ativo tem alto comprometimento em relação às práticas de Responsabilidade Socioambiental; dois indica comprometimento adequado; um aponta menor comprometimento e zero significa divergência dos padrões estabelecidos pela Real Grandeza. Ativo com nota final igual ou inferior a um será excluído do processo de análise. Para avaliar e dar nota às perguntas do referido questionário serão utilizadas informações públicas do item a ser avaliado ou será feito o questionamento diretamente à instituição/empresa ou ao gestor do Fundo em análise.
Clique aqui e conheça os Critérios de Avaliação Socioambiental dos Investimentos da Real Grandeza
(28/03/2013)