A Real Grandeza, ciente de seu dever de dar transparência aos seus beneficiários sobre os fatos ocorridos ao longo do processo de unificação do Plano de Saúde, sob sua gestão desde 1º de maio de 2015, apresenta a seguir um breve histórico sobre os eventos recentes que impactaram, e ainda estão impactando, o referido processo de transição.
Breve Histórico
Quando realizamos o mapeamento de processos para a unificação da gestão dos planos de saúde na Real Grandeza, foi definido, no que diz respeito às contas remanescentes de FURNAS, que faríamos o processamento de contas médicas e reembolsos relativos, exclusivamente, ao mês de abril/2015. Essa ação visava viabilizar os pagamentos, por FURNAS, aos seus beneficiários e à rede credenciada, de guias médico/hospitalares relativas a eventos gerados durante o mês de abril de 2015, pois quando essas contas fossem recebidas por FURNAS para processamento, a gestão já teria passado para a responsabilidade da Real Grandeza. Os termos desse acordo encontram-se formalizados em atas de reuniões havidas entre representantes de FURNAS e da Real Grandeza, que trataram dos detalhes da transição.
No entanto, após o dia 1º de maio de 2015, data que marcou a transição da gestão da saúde para a Real Grandeza, foram identificadas inúmeras guias pendentes de processamento e pagamento no Escritório Central de FURNAS e demais áreas regionais, relativas a despesas geradas nos meses de outubro/2014 a março/2015. FURNAS encaminhou essas guias à Real Grandeza para que providenciássemos o processamento, pois sua equipe técnica especializada já havia sido desmobilizada e não possuía, portanto, condição de efetuar o serviço.
Desse modo, a Real Grandeza, visando preservar a qualidade dos serviços prestados aos seus beneficiários do Plano de Saúde, mobilizou, em caráter emergencial, recursos humanos e de tecnologia adicionais para colocar em dia o processamento de, até a presente data, mais de 65.726 guias de procedimentos médicos hospitalares gerados à época em que a gestão da saúde ainda estava sob a responsabilidade de FURNAS.
Mobilizamos praticamente toda a equipe da área de saúde para acelerar o referido processamento, visando minimizar as ações de suspensão de atendimento, pedidos de descredenciamento dos prestadores de serviços e as reclamações de beneficiários, devido à retenção do pagamento de seus reembolsos.Infelizmente, esse evento impactou de forma negativa o processo de transição da gestão da saúde para a Real Grandeza, produzindo efeitos que estão sendo paulatinamente absorvidos, liberando progressivamente a gestão do plano para se concentrarem na sua rotina regular.
Diante do histórico acima descrito, apresentamos a seguir argumentos que visam responder a dúvidas recorrentes levantadas por beneficiários dos Planos de Saúde administrados pela REAL GRANDEZA:
Atrasos nos pagamentos:
Pelo levantamento efetuado desde 1º de maio – quando efetivamente foi transferida a gestão do plano para a FRG - até a presente data, a Real Grandeza recebeu 65.726 guias de atendimentos feitos pela rede credenciada e 3.500 reembolsos pendentes para processamento de contas, geradas no tempo em que o Plano ainda estava sob a gestão de FURNAS. Esse processamento está sendo efetuado desde o início do mês de maio.De acordo com FURNAS, ainda existem guias de sua responsabilidade a serem encaminhadas para processamento pela Real Grandeza.
Prazos de reembolso:
O prazo de reembolso é de 15 dias úteis a partir da data de recebimento na Real Grandeza. No entanto, a Real Grandeza está processando um grande volume de reembolsos, de responsabilidade de FURNAS, que registram atrasos desde outubro de 2014. Em consequência, o prazo de 15 dias está temporariamente comprometido, mas já em vias de regularização. Priorizando o material em atraso, a Real Grandeza montou uma operação especial para processar os reembolsos remanescentes, através de ações contingenciais das equipes de processamento da empresa contratada e das equipes internas, em regime de hora extra e trabalho nos finais de semana.
Postos de atendimento:
Relativamente aos postos de atendimento nas áreas regionais, esclarecemos que os postos localizados na Usina de Furnas – São José da Barra – MG e em Angra dos Reis – RJ, estão em pleno funcionamento.
Os postos de Brasília - DF, Vitória - ES, Foz do Iguaçu - PR, Marimbondo - SP, Itumbiara - GO, Goiânia - GO e Mogi das Cruzes - SP sofreram um pequeno atraso, mas já se encontram em fase final de implantação. Os de Brasília, Goiânia. Marimbondo, Itumbiara e Campinas deverão entrar em operação em aproximadamente 30 dias.
Procedimentos para envio de reembolso:
Conforme material informativo já encaminhado pela Real Grandeza, nas áreas onde os postos ainda não foram implantados e nas áreas onde a data de conclusão da implantação ainda não está definida, as solicitações de reembolso deverão ser encaminhadas através do serviço de malote de Furnas ou pelos Correios, através de carta com Aviso de Recebimento (AR), não representando nenhum prejuízo ao beneficiário.
UNIMED:
Especificamente na área de Goiânia, foi firmado convênio com a UNIMED, que não exige autorização prévia para consultas e exames simples. Os procedimentos são automaticamente liberados mediante a apresentação da carteira de saúde dos beneficiários na rede credenciada.
Caso haja algum problema com o atendimento, é importante que os casos sejam encaminhados para verificação, através do e-mail: grp@frg.com.br, com as informações de data de atendimento, prestador, exame, matrícula do beneficiário, para que possamos tomar as medidas pertinentes para corrigir o procedimento.
Exame Periódico:
A Real Grandeza já criou um procedimento especial junto a Unimed São José do Rio Preto, no qual a partir dos pedidos de exames feitos pelos médicos de Furnas, será emitida uma guia previamente autorizada, para que os empregados compareçam aos locais de atendimento com a guia apta para utilização.
Paralelamente, a Real Grandeza está trabalhando para credenciar diretamente prestadores específicos para a realização dos exames periódicos na localidade, disponibilizando mais uma opção de atendimento.
Credenciamento:
Devido ao fato, não esperado, de que os pagamentos de Furnas não estavam em dia, encontramos sérias dificuldades para realizar o credenciamento de fornecedores, que insatisfeitos consideraram a possibilidade de suspensão de atendimento e recusa da proposta de credenciamento.
No entanto, o atendimento nas áreas regionais está garantido pela cobertura oferecida através dos convênios de reciprocidade. Além disso, apesar das dificuldades, estamos pouco a pouco reconquistando a confiança dos prestadores com o pagamento dos valores em atraso, prestando informações claras, precisas e trabalhando no processo contínuo de ampliação da rede credenciada própria. Mesmo com todas as adversidades enfrentadas, continuamos a negociar com os prestadores. Enviamos propostas de credenciamento a todos e estamos regularizando essa situação em todo o Brasil.
Canais de atendimento:
Existe um canal exclusivo para os beneficiários do Plano de Saúde Real Grandeza, que é o 0800 888 8123, e estamos trabalhando de forma contínua para o aperfeiçoamento da qualidade das informações prestadas, revisando as diretrizes de atendimento e ampliando o rol de informações a serem prestadas.
A Central de Relacionamento da sede da Real Grandeza, de fato, devido aos inúmeros problemas causados pelo atraso nos reembolsos por parte de Furnas, recebeu uma sobre demanda, não esperada, de beneficiários, que acabaram por congestionar os telefones (21) 2528-6800 e 0800 282 6800 e o atendimento pessoal.
A área de atendimento montou procedimentos emergenciais para dar vazão à demanda e a situação já está se regularizando.
Manutenção das coberturas:
Conforme pactuado no convênio firmado entre Furnas e a Real Grandeza, a gestão foi transferida sem prejuízo das coberturas anteriormente oferecidas por Furnas. Logo, não há que se falar em redução de benefícios.
Estabilização da operação:
A Real Grandeza está trabalhando para que todos os problemas sejam sanados e para que seja mantida a excelência no atendimento. No entanto, a estabilização da operação depende da identificação precisa, por Furnas, dos processos de pagamentos à rede credenciada e de reembolsos ainda pendentes de pagamento.
Isto porque a Patrocinadora Furnas informou que existem diversas guias em atraso de prestadores e pedidos de reembolsos que ainda não foram enviados à Real Grandeza para processamento, em volume não dimensionado. Considerando as condições a serem cumpridas no processo de faturamento de prestadores e reembolso de Beneficiários, entendemos que é necessária a implantação de processo dedicado às contas remanescentes de Furnas, a fim de não impactar os nossos processos de trabalho.
Quando isto ocorrer, a Real Grandeza poderá se dedicar exclusivamente às atividades de gestão do plano.
(3/08/2015)