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CAPRICHE NA FOTO AO ENVIAR O REEMBOLSO ONLINE

A Real Grandeza passou a disponibilizar em seu aplicativo, a partir do mês de dezembro, o serviço de pedido e acompanhamento online dos reembolsos de diversos procedimentos médicos. Mas, atenção: essa funcionalidade, pela qual os beneficiários tanto esperavam porque acelera o recebimento do reembolso, precisa ser utilizada de maneira correta. Caso contrário, o processamento do pedido acaba inviabilizado.

Sendo assim, é importante que você, usuário, saiba que o sucesso dessa ferramenta depende muito da qualidade das fotografias encaminhadas. Isso porque, para dar entrada no pedido e agilizar o processo, é necessário enviar pelo seu dispositivo móvel (celular ou tablet) uma foto da nota fiscal ou do recibo da consulta (veja o item 12 do “passo a passo”). Mas esse registro fotográfico, que deve ser feito com a câmera do seu aparelho, deve estar legível – com foco e sem cortar nenhuma parte do documento.

Desde que o serviço foi lançado, a Fundação tem recebido várias imagens ilegíveis e que, portanto, não podem ser aproveitadas – impedindo assim o processamento do reembolso. É fundamental que o beneficiário verifique com atenção, antes de enviar a foto, se ela está em boa condição para leitura. Caso não esteja, a solicitação será indeferida e todo o processo de reembolso terá que ser reiniciado, com contagem de novo prazo.

Assim, logo após fotografar o recibo ou a nota fiscal, observe se a imagem ficou nítida. Caso ela não esteja nítida (tremida, desfocada ou cortada), você pode (e deve!) refazer o processo na hora: basta clicar no botão “Excluir” e depois novamente no botão “Recibo/Nota Fiscal” (item 12 do "passo a passo"). Dessa forma, você evita o encaminhamento de foto ilegível que atrasará todo o processo (e o prazo de reembolso).

Tipos de solicitação

Nunca é demais lembrar que são cobertos os seguintes tipos de solicitação de reembolso pelo aplicativo online: consulta médica, fonoaudiologia, RPG, pilates, psicoterapia, consulta odontológica, acupuntura, fisioterapia ambulatorial e vacina para alergia respiratória. Vale reforçar ainda que não é necessário enviar documentação física para a Real Grandeza (recibos, notas fiscais, pedidos médicos). No entanto, é preciso guardar os documentos originais pelo prazo de 5 anos, conforme legislação vigente.

Os documentos podem ser solicitados a qualquer momento, para uma possível auditoria, pela operadora do plano e/ou pela patrocinadora (Furnas, Eletronuclear e Real Grandeza).

Passo a passo do reembolso (Acesse aqui)

O ‘checklist’ do reembolso:  

  • Pessoa Física – recibo original com nome, assinatura, CPF e carimbo do profissional; nome do beneficiário atendido; data do atendimento e emissão; endereço e telefone do local de atendimento.
  • Pessoa Jurídica – nota fiscal original com Razão Social, endereço, telefone, CNPJ e nome do profissional; nº do conselho profissional; nome do beneficiário atendido e data do atendimento.
  • Nota Fiscal ou Recibo – esses documentos devem conter também a descrição do atendimento prestado; quantidade de sessões realizadas, datas das mesmas e valor cobrado.
  • Pedidos Médicos – deverão conter nome do beneficiário atendido, indicação clínica, CID-10, consequências que o problema acarreta na saúde do beneficiário e identificação do médico (com assinatura e carimbo com o número de registro no Conselho Regional de Medicina e a data).
  • Sem rasuras – toda a documentação deve estar sem rasuras e legível. , por parte dos beneficiários dos planos de saúde.

(19/12/2017)