Os benefícios pagos pela Real Grandeza têm como base de cálculo as informações sobre os salários reais de contribuição – SRC (Plano BD) e as contribuições previdenciárias (Plano CD) repassadas pelas patrocinadoras. Ao checar a consistência das informações recebidas após a implantação do sistema SAP na patrocinadora Eletrobras Furnas, a Real Grandeza vem identificando divergências entre os valores contributivos repassados e aqueles que estavam previstos. Este problema sistêmico vem sendo tratado com a patrocinadora, mas ainda não foi satisfatoriamente resolvido.
Além disso, alguns assistidos procuraram a Real Grandeza com seus contracheques de ativos, alegando que suas complementações foram calculadas a menor; verificou-se que também haviam ocorrido divergências entre os valores salariais constantes dos arquivos eletrônicos recebidos de Furnas, e aqueles constantes nos contracheques apresentados.
É que os salários reais de contribuição (BD) e as contribuições previdenciárias (CD) repassados eletronicamente pela Eletrobras Furnas, entre as datas base e de conclusão, dos Acordos Coletivos de Trabalho de 2010 a 2013, não incorporaram os acréscimos decorrentes dos referidos acordos. Em decorrência os cálculos dos Benefícios da Real Grandeza, concedidos nos mesmos períodos, não consideraram aquelas diferenças salariais.
O problema detectado diz respeito exclusivamente aos benefícios concedidos aos participantes da Eletrobras Furnas que rescindiram seus contratos, entre a data base de cada ACT (1º de maio) e sua data de conclusão (variável, a cada ACT), nos anos de 2010 a 2013.
A Real Grandeza já efetuou as correções do período de 2010 a 2011 na folha de benefícios de março; tão logo a patrocinadora forneça as informações corretas, as diferenças relativas aos anos de 2012 e 2013 serão incluídas nas próximas folhas de benefícios.
(16/04/2014)