Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais
Novidades e Destaques
16 DIAS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Pelo quarto ano consecutivo a Real Grandeza, por meio do Programa Pró-equidade na Real, apoia a Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação deste tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos. O tema da campanha deste ano é “Violência contra a mulher: você pode combater a impunidade. Ligue 180”.
Em todo o mundo, quatro datas-marco representam essa luta no período de realização da Campanha, 25 de novembro a 10 de dezembro, por isto recebeu o nome de 16 Dias de Ativismo. No Brasil, uma data a mais foi incluída e é destacada pela dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras: 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. O objetivo é estimular a reflexão sobre a inserção e participação do negro na sociedade e fornecer mais informações sobre a importância africana e afro-brasileira na constituição do país.
Veja o calendário completo da luta pela igualdade de gênero:

20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra

A data foi escolhida para homenagear Zumbi dos Palmares, que nesta data teria sido assassinado na Serra dois Irmãos, em Pernambuco.
A historiografia tem poucas informações sobre o Quilombo de Palmares, mas, de qualquer forma, a escolha da data é uma homenagem ao maior líder e ícone da resistência negra no Brasil.

25 de novembro – Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher

Em 1981, durante o I Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, realizado em Bogotá, na Colômbia, o dia 25 de novembro foi designado como Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, em homenagem a três irmãs, ativistas políticas: Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal. Elas foram brutalmente assassinadas pela ditadura de Leonidas Trujillo, na República Dominicana.
A ONU reconhece a data em março de 1999, alterando discretamente seu nome para Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. O reconhecimento desta data pode ser considerado uma grande vitória do movimento de mulheres da América Latina.


1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à Aids

A data foi criada em Londres, por ocasião do Encontro Mundial de ministros de Saúde, em 1988, com o objetivo de incentivar a solidariedade e a reflexão sobre as formas de combater a epidemia e o preconceito com os portadores do HIV.

6 de dezembro – Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

No dia 6 de dezembro de 1989, Marc Lepine, de 25 anos, invadiu armado uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal, Canadá. Gritando “Vocês são todas feministas!”, o jovem atirou e assassinou 14 mulheres, à queima roupa. Em seguida, suicidou-se. Em uma carta deixada por ele, justificava seu ato dizendo que não suportava a idéia de ver mulheres estudando Engenharia, um curso tradicionalmente voltado para os homens. Esse massacre mobilizou a opinião pública mundial, gerando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social.

10 de dezembro – Dia Mundial dos Direitos Humanos
No dia 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), como resposta à violência da Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, os artigos da Declaração fundamentaram inúmeros tratados e dispositivos voltados à proteção dos direitos fundamentais. A data lembra que violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos.

(22/11/12)

_______________________________________________________________________