Mulher: seu corpo, sua vida. Esse é o tema da campanha do Ministério da Saúde em 2024 para conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, em alusão ao mês Outubro Rosa.
Segundo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.
O câncer do colo do útero, por sua vez, é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de mama, e a principal causa de morte por câncer entre mulheres em muitos países. No Brasil, é o terceiro tumor mais incidente na população feminina com 17 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025, correspondendo a uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.
Sobre a campanha Outubro Rosa
Trata-se de uma iniciativa global realizada anualmente no mês de outubro, para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. O movimento teve início nos Estados Unidos, na década de 1990, e se espalhou pelo mundo, promovendo ações de conscientização e mobilizando a sociedade para o cuidado com a saúde feminina.
Temas principais normalmente abordados na campanha:
- Prevenção e diagnóstico precoce: incentivo ao autoconhecimento, consultas regulares e mamografias;
- Informação: distribuição de informações sobre fatores de risco, sintomas e tratamentos disponíveis;
- Apoio e solidariedade: promoção de atividades que apoiem pacientes em tratamento e suas famílias, além de dar visibilidade à causa.
A conscientização em saúde cria uma sociedade mais saudável, informada e capaz de lidar com desafios de saúde de maneira coletiva.
A Real Grandeza, sempre em defesa da saúde de seus beneficiários e alinhada às políticas públicas, compartilha a seguir a Campanha “Mulher: seu corpo, sua vida”, promovida pelo Ministério da Saúde.
Fontes:
Ministério da Saúde
Gerência de Operações de Saúde da Real Grandeza
(08/10/2024)