Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais
Novidades e Destaques
Comunicado importante sobre o Plames e novos planos regionais

O Conselho Deliberativo da Real Grandeza aprovou, em 21/02/2019, uma série de medidas relevantes relacionadas ao Plames, em busca de uma solução para a questão do desequilíbrio recorrente entre receitas e despesas nas categorias Básico e Especial, que vem exigindo reajustes muito acima da capacidade de pagamento dos assistidos. Essa situação foi agravada nos últimos anos, em razão da expressiva migração de beneficiários de outras categorias para o Básico, cujas mensalidades vem sendo, sistematicamente, subsidiadas pelo Fundo Especial do Plames (Fesp), para minimizar os reajustes necessários.

Com isso, o subsídio do Fesp aos planos Básico e Especial tornou-se insustentável, consumido pelos custos crescentes desses planos, dado ainda que o Fesp não recebe nenhum aporte desde sua criação.

Diante dessa situação, foi necessária ainda a suspensão da comercialização dos planos Básico e Especial, de forma a não agravar ainda mais o problema.

Ao mesmo tempo, a Real Grandeza aprovou a criação de novas modalidades de planos, de abrangência regional, como alternativa mais econômica para os assistidos e agregados hoje vinculados àquelas categorias: os planos Salvus e Salutem, que serão oferecidos a partir de julho, na expectativa de que tragam maior estabilidade ao Plames dos assistidos e garantam custos suportáveis para os de menor renda.

Nesses novos planos, haverá subsídio nas mensalidades vinculado à renda familiar do beneficiário. Essa nova forma de subsídio protegerá os beneficiários que realmente necessitam, preservando a duração do Fesp.

Para se ter mais tempo para as ações necessárias à implementação dos novos planos Salvus e Salutem e, também, para melhor divulgação e esclarecimento sobre todas essas ações, o reajuste do Plames foi adiado para o mês de julho.

Assista abaixo ao vídeo com a diretora de Seguridade da Real Grandeza, Patricia Melo e Souza, com perguntas e respostas sobre o adiamento do reajuste do Plames para julho e a criação de novos planos regionais de saúde.

(22/2/2019)