Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais
Arquivos de Notícias
PALESTRA SOBRE EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA
13/09/2011

A Importância da Equidade de Gênero e Raça foi o tema da palestra promovida pelo Comitê Pró-Equidade na Real, no dia 6 de setembro, no auditório do edifício-sede da Fundação Real Grandeza, com a socióloga e Gerente de Projetos da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eunice Léa de Moraes.

O Diretor-Presidente da Real Grandeza, Aristides Leite França deu início ao evento, agradecendo a presença da palestrante e ressaltando a importância do tema. “O mundo inteiro hoje discute e propõe políticas paras as mulheres e é uma honra para a Real Grandeza, unida em prol da equidade, recebê-la em nossa entidade”, declarou  Aristides. Também participaram a Diretora-Ouvidora, Tania Vera Vicente, o Diretor de Administração e Finanças, Wilson Neves, a Superintendente de Responsabilidade Social de Furnas, Ana Cláudia Gesteira, a Coordenadora da Comissão de Ética da Real Grandeza, Terezinha Ferreira, representantes da DATAPREV e atores do Real em Cena, grupo de teatro da entidade.

A socióloga apresentou os aspectos importantes do Programa Pró-equidade de Gênero e Raça, uma iniciativa do Governo Federal, que, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, reafirma os compromissos de promoção da igualdade entre mulheres e homens. O Programa, que já está na sua 4ª edição, conta com o apoio da Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O Programa visa combater práticas de exclusão social promovidas opor entidades, organizações e comunidades, impedindo que as mulheres tenham as mesmas oportunidades que os homens em situações de trabalho. De acordo com Eunice, as organizações precisam mudar as estruturas e promover uma reeducação para enfrentar as questões como desigualdade e preconceito, pois é preciso compreender que as desigualdades entre homens e mulheres são construídas no social e não determinadas pela diferenciação biológica. “O desafio é exclusão da equidade para reduzir as desigualdades, por meio da igualdade de oportunidades, ações afirmativas, mediação de conflitos e mudança cultural”, afirmou Eunice.

A palestrante destacou também os marcos referenciais sobre a questão da equidade de gênero e raça como as convenções 111 e 156 da OIT, que tratam da igualdade de oportunidades e de tratamento para homens e mulheres trabalhadores com encargos de família e sobre a discriminação em matéria de emprego e trabalho, respectivamente. Outros assuntos abordados durante a palestra foram o sexismo institucional e a questão das cotas para negros em universidades.

Ações voltadas para eliminar discriminações e promover a equivalência asseguraram a Real Grandeza, em 2010, o selo da Secretaria de Políticas para as Mulheres. O Selo é o reconhecimento do esforço feito pelas organizações na implementação em seu cotidiano de práticas de equidade de gênero. O Programa Pró-equidade de Gênero e Raça propicia às empresas promover mais cidadania e a difusão de práticas exemplares das organizações públicas e privadas de oportunidades iguais e respeito às diferenças no mundo do trabalho.

Unida em prol da equidade, a Real Grandeza participa da 4ª edição do selo com demais organizações e fundos de pensão. O Programa Pró-Equidade na Real, conduzido pela Coordenação de Responsabilidade Socioambiental, da Diretoria de Ouvidoria, tem o objetivo de envolver toda a entidade, assim como seus filiados e fornecedores em suas iniciativas.

Ao final do evento, a Diretora-Ouvidora, Tânia Vera, agradeceu a presença da palestrante, afirmando que por meio da diferença é que vamos construir um mundo melhor. A Coordenadora do Comitê Pró-Equidade e do Programa de Responsabilidade Socioambiental da Real Grandeza, Raquel Castelpoggi presenteou a socióloga com um arranjo de flores e um kit contendo as publicações da entidade (Jornal, Relatório anual, Código de Ética e DVD da peça O Gabinete, do grupo Real em Cena). Em seguida, o debate foi aberto ao público com perguntas da platéia para a palestrante.

 

 (13/09/2011)
________________________________________________________________________