O Diretor-Ouvidor, Horácio de Oliveira, assinou o termo de compromisso, na pesença da Ministra Eleonora Menicucci.
A Real Grandeza vai participar da 5ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, reafirmando assim o seu compromisso com a promoção da igualdade no ambiente de trabalho. O termo de compromisso foi assinado pelo Diretor-Ouvidor da Real Grandeza, Horácio de Oliveria, em cerimônia realizada no dia 18 de março, em Brasília, com a presença da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República, Eleonora Menicucci.
A ministra da SPM, Eleonora Menicucci, pediu que as empresas estimulem outras empresas na adesão ao programa que, segundo ela, é referência internacional. “Não podemos conviver nem um pouco com a possibilidade de existir assédio moral e sexual no interior de qualquer empresa. Não tenho dúvida que esta quinta edição do programa demonstra claramente que nós estamos certas, neste caminho do programa”, avaliou Menicucci.
Criado em 2005, o Programa é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, cujo objetivo é promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens, mulheres, a população negra, deficientes, e o combate às demais formas de intolerância nas instituições e organizações públicas e privadas, por meio do desenvolvimento cotidiano de novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional.
A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), ONU Mulheres e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
As instituições que aderem ao Programa devem apresentar um plano de ações para a promoção da Igualdade e colocar em prática ao menos 70% das ações previstas no plano para receberem o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça. O Selo representa o reconhecimento do trabalho das organizações para implementar práticas de equidade de gênero e étnico racial e o compromisso em promover mais cidadania e oportunidades iguais no mundo do trabalho.
As ações voltadas para eliminar discriminações e promover a equivalência garantiram a Real Grandeza o selo da Secretaria de Políticas para as Mulheres em 2010 e 2013, terceira e quarta edições, respectivamente.
(20/3/2014)