Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais
Novidades e Destaques
XII FESTIVAL DE MÚSICA 'O COEP E A ESCOLA'

A XII edição do Concurso de Música "O COEP e a Escola  - Caminhando Juntos na Construção da Cidadania" aconteceu no dia 29 de outubro de 2012, no auditório do edifício-sede da Eletrobras Furnas, em Botafogo. Este ano, a competição teve como temas duas das Metas dos oito Objetivos do Milênio:  “Educação Básica de Qualidade para Todos” e “Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente”, metas 2 e 7 respectivamente.

Os Objetivos do Milênio são um conjunto de macroobjetivos a serem atingidos pelos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) até 2015. Nos últimos anos, o COEP tem enfatizado o foco nos jovens. Neste sentido, buscam-se parcerias com Escolas de todo o país, onde existe uma representação do comitê, visando mobilizar os jovens para o exercício da cidadania. O projeto, realizado COEP,  foi coordenado pela Fundação Real Grandeza (FRG), filiada ao Comitê desde 2004, e ao Programa Pró-equidade de Gênero da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, desde 2009.

O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida – COEP é uma rede de mobilização social criada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza – Betinho, frente ao quadro inaceitável de pobreza instalado no país. Reunindo, hoje, em todo o território nacional, mais de 1.100 organizações, públicas e privadas, o COEP constitui uma grande rede de ação cidadã que incentiva e articula iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade de vida das comunidades carentes.

Nesta última segunda-feira, pelo décimo segundo ano consecutivo, O COEP promoveu, em parceria com as escolas do Rio de Janeiro, a ação “O COEP e a ESCOLA”, que tem sido um sucesso de mobilização e conscientização de crianças e adolescentes em todo o Brasil.

Na abertura do evento, Tania Vera, Diretora-Ouvidora da Fundação Real Grandeza, deu às boas-vindas ao público presente e apresentou o Mestre de Cerimônias, Carlos Miziara, Coordenador do Núcleo de Imagens da Assessoria de Comunicação da Eletrobras Furnas, que conduziu o evento. Miziara agradeceu à presença dos jurados Lúcia Weiss, Francisco Miceli, Gerson Jorge Nogueira, Oswaldo Mojon, Marcus Viana Costa, Iuri Gouveia,  Juciara Branca Oliveira de Souza. Agradeceu também à comissão organizadora do evento, às empresas associadas ao COEP e, principalmente, às escolas, professores, professoras e familiares, que com sua participação formam, a cada dia, nossos verdadeiros cidadãos.

Miziara nos deu uma canja de seu talento vocal e encantou a platéia interpretando a música “Emoções”, de Roberto Carlos. Amélia Medeiros, do COEP Nacional, também dirigiu ao público algumas palavras, antes de darem início às apresentações dos alunos.

As cinco escolas participantes este ano foram: Escola Municipal Professor Josué de Castro, CIEP Presidente Agostinho Neto, Espaço Extensão Escolar Núcleo de Arte Professor Albert Einstein, Escola Municipal Finlândia e Escola Municipal Presidente Arthur da Costa e Silva.

O texto poético, a melodia, a prosódia musical, a construção harmônica, a interpretação/afinação foram os critérios avaliados pelos jurados durante a apresentação de cada grupo.

Após as apresentações das escolas, o público foi brindado com o belo espetáculo de dança da Companhia Viviane Macedo, formada por cadeirantes e menores aprendizes da DATAPREV.

O júri desta XII Edição do Concurso de Música premiou as escolas Espaço Extensão Escolar Núcleo de Arte Professor Albert Einstein, que levou o terceiro lugar com música “Ecologia”; Escola Municipal Professor Josué de Castro, que levou o segundo lugar com música “Nas Quatro Estações” e Escola Municipal Finlândia, que ganhou o primeiro lugar com a música “Respeito à Terra”.

Os alunos, alunas, diretores e diretoras das escolas vencedoras subiram ao palco para receber suas medalhas. Todos os concorrentes, além do júri e dos diretores e diretoras presentes, também receberam uma sacola com brindes das empresas associadas ao COEP (Conab, Correios, Dataprev, Eletrobras Furnas, Fapes, Fiocruz, Fundação Real Grandeza, Grupo Segurador BB Mapfre, Int, Sesc Rio Banco de Alimentos e Serpro). Os responsáveis por cada escola também ganharam placas por suas participações.

A Companhia de Dança Viviane Macedo foi chamada ao palco para um BIS e a banda de Jô Borges, colaboradora da DATAPREV, fechou o evento com chave de ouro fazendo todo mundo dançar e cantar ao som de Sandra de Sá e Tim Maia.

 

1º Lugar: Escola Municipal Finlândia (música "Respeito à Terra)

 

2º Lugar: Escola Municipal Professor Josué de Castro (música "Nas Quatro Estações")

 

3º Lugar: Extensão Escolar Núcleo de Arte Professor Albert Einstein (música "Ecologia")

 

Companhia de Dança Viviane Macedo

 

Jô Borges e banda

 

Carlos Miziara interpretando Roberto Carlos

 

 

 

 (07/11/2012)
_____________________________________________________________________