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Conheça o Programa de Apoio ao Paciente Oncológico

COMUNICADO

A Real Grandeza informa que, devido a problemas no link para o aplicativo da empresa Lacon, parceira da Real Grandeza no Programa de Apoio ao Paciente Oncológico, temporariamente, os contatos para participação no Programa deverão ser feitos  pelo telefone (21) 2120 0587, de segunda a sexta feira, das 7 às 19 horas, ou pelo E-mail contato@lacossaude.com.
Apesar dos testes realizados antes do lançamento, problemas foram identificados e a atual versão já está passando por revisão e melhorias. A nova versão deverá ficar disponível em breve.

A Real Grandeza e a Lacon agradecem a compreensão.

O avanço terapêutico em oncologia nos últimos anos propiciou novas técnicas de tratamento e a possibilidade do deslocamento do tratamento em clínicas e hospitais para a residência dos pacientes. Diante dessa nova alternativa, a Real Grandeza, em parceria com a empresa Laços Saúde (Lacon), está lançando o Programa de Apoio ao Paciente Oncológico.

O Programa conta com um modelo de saúde inspirado na metodologia holandesa de cuidado e acompanhamento em casa, com visitas presenciais e/ou remotas realizadas por enfermeiras, de acordo com o plano de cuidados proposto às necessidades do beneficiário.

O tratamento também prevê acompanhamento com nutricionista, fisioterapia, farmacêutico, psicólogo e médico, conforme a demanda e momento do tratamento. Além da equipe multidisciplinar, o Programa possui grupos de discussão e interação, que também oferecem suporte neste momento tão delicado.

Quem pode participar

Inicialmente, o Programa será dedicado aos pacientes com suspeita ou diagnóstico de qualquer neoplasia (câncer), residentes na Cidade do Rio de Janeiro.

O Programa de Apoio ao Paciente Oncológico é um benefício gratuito aos beneficiários de todos os planos de saúde administrados pela Real Grandeza, que não interfere nas coberturas previstas em contrato.

Principais benefícios

  • Acompanhamento personalizado realizado por enfermeiro no conforto do lar;
  • Acolhimento e fortalecimento do vínculo entre família, paciente e comunidade;
  • Rede de apoio multiprofissional, com nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e inovação tecnológica para acesso aos serviços;
  • Grupos de pacientes voltados para acolhimento e orientações sobre o tratamento.

Dúvidas frequentes

O que é o Programa de Apoio ao Paciente Oncológico?
O Programa conta com um modelo de saúde inspirado na metodologia holandesa de cuidado e acompanhamento em casa, com visitas presenciais e/ou remotas realizadas por enfermeiras, de acordo com o plano de cuidados proposto às necessidades do beneficiário.

Além das visitas presenciais, quais são os outros benefícios previstos no Programa de Apoio ao Paciente Oncológico?
Além das visitas presenciais e/ou remotas realizadas por enfermeiras, o Programa também prevê: acompanhamento com nutricionista, fisioterapia, farmacêutico, psicólogo e médico, conforme momento do tratamento. Além da equipe multidisciplinar o Programa ainda possui grupos de discussão e interação, que também oferecem suporte neste momento tão delicado através de um aplicativo fornecido pela empresa parceira Laços Saúde (Lacon) .

Recebi o contato de uma empresa chamada Laços Saúde (Lacon), gostaria de saber quem são eles?
Trata-se da nova empresa parceira contratada pela FRG no segmento da oncologia, que privilegia o cuidado especializado de enfermagem e a autonomia, oferecendo acompanhamento longitudinal aos pacientes. Isso engloba o manejo medicamentoso, navegação, coordenação do cuidado, enfermagem domiciliar e atendimento multidisciplinar, incluindo médico, quando necessário.

Quem pode participar deste Programa?
Inicialmente, o Programa será dedicado aos pacientes com suspeita ou diagnóstico de qualquer neoplasia (câncer), residentes na Cidade do Rio de Janeiro.

Este Programa terá algum custo para o beneficiário?
O programa é um benefício gratuito aos beneficiários de todos os planos de saúde administrados pela Real Grandeza.

Como devo fazer para participar do Programa?
A adesão ocorre de duas formas:

  • A própria empresa parceira Laços Saúde (Lacon) entrará em contato com os beneficiários elegíveis (captação);
  • O beneficiário poderá entrar em contato com os canais de relacionamento e expressar ´seu desejo de participar do programa conforme elegibilidade (suspeita ou diagnóstico de câncer de mama, próstata e pulmão, residentes na cidade do Rio de Janeiro).

A Central de atendimento disponibilizará o contato da empresa parceira?
Sim, após a verificação da elegibilidade, serão disponibilizado os seguintes contatos:

Já tenho meu médico oncologista de confiança, ao participar do Programa terei que abrir mão deste?
Não, o beneficiário poderá permanecer com o profissional médico escolhido. Porém caso o próprio beneficiário opte por solicitar apoio ao oncologista da Lacon, o mesmo poderá fazê-lo.

Não possuo médico oncologista, a Lacon poderá me dar suporte?
Sim, a Lacon possui o profissional médico oncologista e o beneficiário poderá contar com o suporte do mesmo.

Utilizo medicamento oncológico, o Programa possui alguma ação com relação a compra e/ou entrega do medicamento na minha residência?
Sim, se o medicamento utilizado já passou pela análise médica da FRG e não possui restrição de utilização fora do ambiente hospitalar, o beneficiário poderá contar com a parceria da FRG na compra do medicamento e ainda orientação da Lacon no que diz respeito a entrega, administração do medicamento, acompanhamento da dose terapêutica e demais serviços associados, conforme plano de tratamento.

Não sou elegível ao Programa, pois tenho outro tipo de câncer e/ou não resido na cidade do Rio de Janeiro, existe algo que o Programa possa fazer por mim?
Sim, o Programa conta com o aplicativo “Matinê”, que oferece grupos de apoio, informações e orientações com especialistas (Enfermeiros, Nutricionistas e Psicólogos).

(Publicado em 20/10/2022 e atualizado em 27/12/2022 devido ampliação do Programa)