Boletim semestral elaborado pela Diretoria de Investimentos da Fundação Real Grandeza Ano VIII - Número 21 - abril de 2024 (Referente ao 2o semestre de 2023)
 cenário econômico e oportunidades  nova estrutura operacional  MODELO PROPRIETÁRIO DE ALM  rentabilidade dos planos

O modelo conhecido como “Plug & Play”

Leia

O novo modelo de gestão que vem sendo implementado tem como foco a macroalocação, processo de escolha da distribuição dos investimentos entre as classes de ativos e as estratégias de investimentos que farão sua composição. Uma consequência disso é a diversificação da carteira e a necessidade de terceirização da gestão direta de ativos, trazendo maior agilidade na gestão e maior capacidade de controle dos investimentos da Real Grandeza.

 

Com o objetivo de reduzir custos e viabilizar carteiras diversificadas, além de garantir equidade no acesso aos ativos de determinada classe para todos os Planos geridos, independentemente do patrimônio sob gestão, está sendo implementada uma nova estrutura, conhecida no mercado como “Plug & Play”, em conjunto com o administrador e custodiante da Real Grandeza. Essa nova estrutura permite que a gestão da macroalocação e da microalocação sejam feitas de forma independente. Na gestão da microalocação, cada Classe possui um fundo consolidador onde são definidos os ativos que a compõem. Na gestão da macroalocação, cada Plano se torna cotista desses fundos consolidadores de forma que possam apresentar
diferentes participações de cada Classe, conforme seus objetivos
e perfil de risco.

A imagem acima ilustra o funcionamento do modelo “Plug & Play”.

A visão gerencial de cada Plano é estruturada em três níveis: o totalizador do plano, que consolida todos os ativos; o Nível de Estratégia, nos quais os planos, por meio da compra e venda de cotas regulam sua exposição em cada classe; e, por fim, o fundo consolidador que recebe aportes do plano e compra ativos ou fundos.