Prezados Participantes e Assistidos,

 

É com grande satisfação que apresentamos a nova edição do Boletim de Gestão de Investimentos, de periodicidade semestral. Esta edição contempla as estratégias e o desempenho das carteiras de investimentos da Fundação Real Grandeza no exercício de 2016.

No período, o cenário foi marcado por muitos acontecimentos e reviravoltas, tanto no Brasil como no exterior. No âmbito interno, destacamos a mudança na condução das políticas econômicas a partir de junho e, no externo, as eleições americanas, que geraram volatilidade nas Bolsas de Valores do mundo.

Os mercados globais mostraram apreensão em dois momentos específicos: após o Brexit, referendo que selou a saída do Reino Unido da União Européia e, posteriormente, com a eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos.

No Brasil, a economia vivenciou mais um ano de atividade muito fraca. A inflação permaneceu acima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), até novembro, e a Taxa Selic foi mantida inalterada, em patamar elevado, durante a maior parte do ano. Porém, os agentes de mercado começaram a demonstrar otimismo em razão das mudanças na condução das políticas econômicas, com alguns reflexos positivos, incluindo uma alta de 38,9% no Ibovespa, em 2016.

Nesse contexto, a estratégia adotada pela Real Grandeza na gestão de seus ativos de Renda Variável foi bem sucedida. Outro destaque positivo do período se relaciona as medidas tomadas no segmento de Renda Fixa, com o reforço das carteiras de títulos públicos. A rentabilidade da FRG superou a meta de investimentos, conforme já havia ocorrido no primeiro semestre. A Fundação manteve a 9ª posição no ranking elaborado pela Abrapp, entre as maiores entidades fechadas de previdência complementar do Brasil, com patrimônio de R$ 14,2 bilhões.

A filosofia de gestão de investimentos segue pautada nos princípios de sustentabilidade, governança, transparência e liquidez. A rentabilidade acumulada de longo prazo dos Planos continua acima dos indicadores estabelecidos e contribuem para o cumprimento dos compromissos atuariais de longo prazo da Fundação.

Os mercados globais mostraram apreensão em dois momentos específicos: após o Brexit, referendo que selou a saída do Reino Unido da União Européia e, posteriormente, com a eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos.
Apresentação Sérgio Wilson Ferraz Fontes Diretor-Presidente
Eduardo Henrique Garcia Diretor de Investimentos
Fundamentos econômicos: Outro ano de incertezas e volatilidade
Operações realizadas: Renda Fixa foi a estrela do ano
Desempenho e composição das carteiras: CD registra o maior desempenho da história Perspectivas: Economia dá sinais discretos de recuperação
Rua Mena Barreto, nº 143/6º andar Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22271-100 Central de relacionamento com o participante: 0800-282-6800 E-mail: comunic@frg.com.br - Tel.: 2528-6800 www.frg.com.br
Gestão
dos investimentos
Boletim semestral elaborado pela Diretoria de Investimentos da Fundação Real Grandeza Ano VI - número 9 - Janeiro de 2017