O ano de 2016 foi bastante positivo para a Real Grandeza, que alcançou rentabilidades significativas em todos os seus planos, superando suas respectivas metas, fruto do desempenho dos segmentos de Renda Fixa e Renda Variável, com destaque para o Plano CD, que obteve a maior rentabilidade de sua história. Abaixo, demonstramos graficamente a performance dos planos administrados pela Real Grandeza.
No período compreendido entre 2009 e 2016, os Planos BD e CD apresentaram desempenho superior se comparados as outras alternativas de investimentos disponíveis no mercado. Estudo realizado pela Real Grandeza tomou como base um valor de R$ 100 mil inicialmente investidos e mediu o retorno obtido individualmente, por modalidade de investimentos, no referido período.
Em relação à média de rentabilidade dos Fundos de Pensão, em 2016, divulgada pela Abrapp (com base em dados de outubro, os mais recentes divulgados pela entidade), os Planos de Benefícios da Real Grandeza obtiveram melhor desempenho, como pode ser observado no Gráfico III. No período que vai de 2010, até outubro de 2016 (Gráfico IV), os planos consolidados da Real Grandeza apresentaram rentabilidade em torno de 42% acima da média da Indústria dos Fundos de Pensão.
* Rentabilidade Estimada pela Abrapp (de 2010 até out/16) divulgada no seu site.
A atual alocação consolidada na carteira de investimentos continua fortemente concentrada em Renda Fixa, como pode ser observado no gráfico V. Cabe destacar um aumento do percentual alocado em renda variável no decorrer no ano, saindo de 14,5% em 2015, para 15,4%, em 2016. Destaca-se que, pela primeira vez, a Real Grandeza superou os R$ 14 bilhões de Patrimônio.
Ao observarmos um horizonte de tempo mais longo, notamos que as rentabilidades dos Planos BD e CD acumuladas no longo prazo continuam bem superiores às metas dos planos, considerando, inclusive, os anos de 2008, 2013 e de 2015, que foram marcados por significativa deterioração das expectativas, conforme verificado nos gráficos VI e VII.