Em 2016, a Real Grandeza realizou, no segmento de Renda Fixa, investimentos em títulos públicos do Governo Federal de longo prazo, como demonstrados abaixo:
Ainda no segmento de Renda Fixa, a Fundação aumentou sua participação em Letras Financeiras, título privado pré-fixado, efetuando um investimento de R$ 25 milhões com recursos do Plano BD e R$ 5 milhões com reservas do Plano CD. Estas alocações ocorreram em momentos em que as remunerações destes ativos eram superiores às metas atuariais e/ou de investimentos.
No segmento de Investimentos Estruturados, houve uma diminuição da alocação global do capital comprometido, que antes era de 4,5%, passando para 3,7% do Patrimônio Total. Isto se deveu ao encerramento e liquidação do BNY Mellon GTD FIP na composição dos FIPs do Plano BD.
Na composição da carteira de ações dos Planos, destaca-se o aumento da exposição em ativos dos setores de commodities industriais e, em contrapartida, a redução de papéis de empresas do setor de consumo e exportador.
Todas as movimentações realizadas nos segmentos de Renda Fixa e Variável, incluindo os preços de negociação e sua comparação com as médias de mercado, estão disponíveis no endereço eletrônico da Real Grandeza (www.frg.com.br) com uma defasagem de três meses, na seção “Relatórios Financeiros”.