Aquisições
em momentos
favoráveis
No ano de 2019, no segmento de renda fixa, em atendimento às Políticas de Investimentos e em linha com a carteira aprovada pelo estudo ALM do 1° trimestre, mencionado anteriormente, para a Alocação Estratégica em 2019, a Real Grandeza realizou operações de compra de Notas do Tesouro Nacional (NTN-Fs), com vencimento em 2029, no montante de R$ 350 milhões, para os planos BD e CD. Estas alocações foram realizadas em momentos em que as condições de mercado eram favoráveis para a aquisição desses ativos e foram encerradas dentro do próprio ano.
No segmento de renda variável, a Real Grandeza realizou operações para elevação de sua exposição no mercado de ações nos Planos BD e CD. A posição em ativos de bolsa passou de 11% para aproximadamente 22%, no fim de dezembro. Quanto à composição das carteiras de ações, destacamos a redução de posições no setor de commodities; em contrapartida, houve a elevação de investimentos em papéis com perfil mais voltado para o consumo interno.
No segmento Estruturados, as alocações dos Planos BD e CD representaram o equivalente a 1,1% do Patrimônio total da Real Grandeza. Novas aplicações em fundos de participação estão vedadas pelas Políticas de Investimentos dos planos de benefícios previdenciários.
No segmento imobiliário, a Real Grandeza iniciou processo para contratação de empresa, a fim de elaborar um estudo de viabilidade econômico-financeira de seus imóveis – seguindo o direcionamento estabelecido pela legislação vigente – e posterior modelagem do projeto de aproveitamento, a ser aprovado pelos órgãos de governança, com foco no melhor resultado para a carteira de investimentos do Plano BD .
Todas as movimentações realizadas nos segmentos de renda fixa e variável, incluindo os preços de negociação e sua comparação com as médias de mercado, estão disponíveis para consultas no endereço eletrônico da Real Grandeza (www.frg.com.br), com uma defasagem de três meses, na seção “Relatórios Financeiros”.