Boletim semestral elaborado pela Diretoria de Investimentos da Fundação Real Grandeza Ano VIII - Número 20 - março de 2023 (Referente ao 2o semestre de 2022)
 cenário econômico e oportunidades  ESTRATÉGIAS DE INVESTIMENTOS  RENTABILIDADE DOS PLANOS  Real Grandeza na Mídia
Novo plano em fase de crescimento

Plano FRGPrev

Composição da Carteira

A carteira de investimentos do plano FRGPrev, lançado recentemente, encontra-se em fase inicial de crescimento e ainda não atingiu um patrimônio financeiro suficiente para permitir a sua diversificação. Com isso, desde maio de 2022, a gestão tem sido feita com ativos indexados ao CDI com altíssima liquidez e baixíssimo risco.

Atualmente, esses ativos estão rendendo taxas reais atrativas, dado uma SELIC de 13,75% e uma inflação em trajetória descendente. Para 2023, a Diretoria de Investimentos (DI) espera implementar a diversificação apontada pela carteira estratégica, aportando em fundos Multimercados e em fundos passivos de bolsa americana.

Rentabilidade da carteira

O plano FRGPrev não só apresentou a maior rentabilidade entre as carteiras de investimentos da Real Grandeza, como também ficou acima da mediana apurada pela Aditus para os planos de Contribuição Definida e superou a meta atuarial.

Esse plano apresentou uma rentabilidade acumulada de 8,2% do seu início em maio de 2022 até o fim do ano, enquanto a meta e a mediana da indústria renderam 4,0% e 5,5% no período, respectivamente.

Plano CD

Composição da Carteira

No gráfico, a evolução da composição da carteira em 2022. Os maiores desafios que impediram de alcançar a alocação estratégica foram nos segmentos Estruturados, Imobiliário e Exterior.

No Exterior, os instrumentos foram aprovados, mas devido à conjuntura macroeconômica adversa de curto prazo, optou-se por adiar o aporte até que o balanço de riscos se tornasse mais favorável.

O processo de seleção de gestores de fundos Multimercados (Estruturados) foi concluído e se encontra em fase de operacionalização.

Para o segmento imobiliário, a Diretoria de Investimentos pretende realizar um processo de seleção de gestores este ano, nos mesmos moldes do processo de Multimercados.

Rentabilidade da carteira

O plano CD apresentou em 2022 uma rentabilidade 1,1% abaixo da meta de investimentos e próximo da mediana dos planos CV da indústria apurada pela Aditus (0,1% abaixo).

Contudo, o resultado supera a mediana dos seus pares no longo prazo, apesar de ficar abaixo da meta atuarial - como pode ser observado no rendimento de 10 anos apresentado no gráfico. A disparada do IGP-DI nos últimos anos contribuiu para a distância em relação à meta.

Plano BD

Composição da Carteira

No gráfico, observa-se a evolução da composição da carteira em 2022. Alguns movimentos em direção à Carteira Estratégica estão em andamento, como nos segmentos Estruturados e Imobiliário.

Os movimentos em direção ao Cash Flow Matching aproveitando as taxas atrativas de mercado foram realizados durante o ano, o que pode ser observado no gráfico pelo aumento da alocação de Renda Fixa.

O processo de seleção de gestores de fundos Multimercados (Estruturados) foi concluído e se encontra em fase de operacionalização.

Para o segmento imobiliário, será realizado um processo de seleção de gestores com foco na diversificação dentro do segmento, geográfica e de estratégia, a partir da venda dos imóveis físicos na carteira atual.

Rentabilidade da carteira

O plano BD apresentou em 2022 uma rentabilidade 1,6% abaixo da meta de investimentos e próximo da mediana dos planos BD da indústria apurada pela Aditus (0,6% abaixo).

Contudo, o resultado supera a mediana dos seus pares no longo prazo, apesar de ficar abaixo da meta atuarial - como pode ser observado no rendimento de 10 anos apresentado no gráfico.