Novo estudo
de ALM
A estratégia de investimentos da Real Grandeza é orientada pelos estudos denominados ALM (Asset Liability Management), que são voltados para o longo prazo e integram a gestão de investimentos com a do passivo dos planos (ou seja, com os compromissos de pagamento de benefícios presentes e futuros).
Os estudos ALM fundamentam as Políticas de Investimentos, que são aprovadas pelo Conselho Deliberativo ao fim de cada ano. Contudo, o estudo realizado ao fim de 2018 se baseou em cenário econômico de incerteza associada à disputa eleitoral, de modo que a Real Grandeza tomou a decisão de elaborar um novo ALM no 1º trimestre de 2019, então com uma perspectiva econômica interna mais bem definida.
Esse novo estudo foi discutido e aprovado na reunião do Comitê de Investimentos (CIRG) de 12 de abril e a estratégia proposta se baseou no cenário econômico de baixa inflação para os próximos anos, recomendando o aumento da alocação em títulos tradicionais de renda variável e de renda fixa de prazos mais longos.
Em linha com essa orientação e com as estratégias adotadas em anos anteriores pela Real Grandeza, as aplicações em títulos tradicionais se mostraram bem rentáveis. Títulos do Tesouro Nacional renderam até 27% no primeiro semestre, como foi o caso das NTN-B 2055 (Notas do Tesouro Nacional com vencimento em 2055), enquanto a bolsa de valores rendeu 15% no semestre, levando a ganhos muito relevantes para os nossos planos.