A manutenção do equilíbrio do plano de saúde depende diretamente do uso consciente por parte de seus beneficiários
O uso correto do plano de saúde deve ser uma preocupação constante de todos os beneficiários, principalmente quando se trata de um plano na modalidade de autogestão como é o caso dos planos administrados pela Real Grandeza. É importante estar atento a situações do dia a dia, evitando consultas e tratamentos desnecessários, para que a fundação possa continuar a proporcionar um serviço de saúde eficaz para seus beneficiários.
Para combater às más práticas em saúde, empregados, participantes ativos e assistidos, pensionistas, patrocinadoras, fornecedores e parceiros de negócios podem utilizar o Canal de Denúncias oficial da FRG para relatar qualquer comportamento que perceba ser uma atitude incoerente frente ao esperado da alta gestão da Entidade. Todas as situações que não estejam de acordo com as leis ou com os princípios éticos e valores da entidade devem ser reportadas.
O Canal de Denúncias é gerenciado pela Ouvidoria da Real Grandeza, funciona 24 horas por dia e permite a realização de denúncias de forma anônima, sendo possível o acompanhamento dos relatos por meio de um número de protocolo, com 100% dos atendimentos realizados por profissionais treinados.
Os relatos são recebidos diretamente no sistema. Em seguida, a Ouvidoria faz a análise preliminar e encaminha para a apuração da Comissão de Ética ou da Auditoria Interna. Ao fazer uma denúncia, o denunciante recebe um número de protocolo, por meio do qual poderá acompanhar o andamento e a resolução do seu relato.
O Canal de Denúncias da Real Grandeza conta com número de telefone, exclusivo, para o envio de relatos: 0800 326 0695.
A Real Grandeza recomenda aos beneficiários verificar os gastos no extrato de utilização e informar sobre qualquer irregularidade que for encontrada, principalmente os beneficiários com tratamento de alto custo ou doença rara.
Confira, a seguir, informações sobre o Plano de Saúde:
Fracionamento de recibo de consulta médica
O beneficiário deve apresentar o recibo com valor total da consulta/ procedimento realizado, respeitando-se o prazo intervalar de 15 dias com o mesmo profissional. Recuse parcelamentos de valores em recibos diferentes por profissional.
Cuidador Social
Benefício oferecido a pacientes que perderam temporária ou definitivamente a capacidade de autocuidado, reduzindo o risco de agravos à saúde do beneficiário. A prorrogação do benefício está vinculada à perícia médica periódica, bem como ao acompanhamento do paciente e seus familiares pelo Serviço Social. A Real Grandeza não aceita solicitação de reembolso de paciente que tenha sido atendido pelo serviço, mas que precisou ser interrompido por motivo de internação.
Reembolso
• Livre-Escolha
A Real Grandeza oferece uma rede credenciada de qualidade. O reembolso deve ser usado como uma exceção quando a rede credenciada não oferecer um profissional procurado pelo participante. Essa modalidade onera o Plano, pois os prestadores credenciados tiveram os valores de remuneração negociados. Use de forma consciente.
Rede Credenciada
O retorno ao consultório médico em prazo intervalar inferior a 15 dias não poderá ser cobrado pelo profissional credenciado. Caso o profissional insista em realizar a cobrança, o usuário deve comunicar o fato à Real Grandeza.