A autorização para exames vem sendo alvo de reclamações por parte dos beneficiários dos planos de saúde nos últimos meses. A Real Grandeza esclarece que a necessidade de autorização prévia para os exames de alta complexidade e os prazos definidos para atendimento tem por objetivo proporcionar maior segurança aos beneficiários por meio de análise técnica criteriosa, alinhada às práticas clínicas baseadas em evidências, para garantir a excelência na assistência.
Desde 14 de maio de 2021, os mecanismos de regulação para procedimentos de alta complexidade e/ou que possuem diretrizes de utilização preestabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foram aprimorados para garantir uma assistência à saúde de qualidade, aliada à gestão das despesas dos planos administrados pela FRG. Com a mudança, os usuários dos planos de saúde passaram a receber o status da autorização por e-mail, dando maior transparência ao processo e agilidade no envio de informações complementares, quando necessário. Os beneficiários que possuem convênio de reciprocidade, Unimed ou Cassi, também estão sujeitos à autorização prévia.
A Real Grandeza recomenda que os beneficiários fiquem atentos aos prazos para a concessão de autorizações de procedimentos de alta complexidade e cirurgias agendadas. Os procedimentos em regime de livre-escolha (reembolso) e odontológicos também estão sujeitos à autorização prévia. Nesses casos, a solicitação deve ser encaminhada pelo próprio beneficiário, via e-mail para autorizacao@frg.com.br.
Acesse aqui e conheça os processos para liberação da autorização de tratamento odontológico, seja o profissional credenciado ou livre escolha (reembolso).