Conheça os procedimentos que precisam de autorização definida pela ANS

Desde maio de 2021, os beneficiários dos planos de saúde da Real Grandeza passaram a receber o status da autorização para a realização de exames de alta complexidade, procedimentos e internações por e-mail, dando maior transparência ao processo e agilidade no envio de informações complementares, quando necessário.

 

A medida visa aprimorar a regulação para autorização de eventos e procedimentos de alta complexidade e/ou que possuem diretrizes de utilização preestabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), possibilitando maior assistência e segurança ao usuário, por meio de análise técnica criteriosa, alinhada às práticas clínicas baseadas em evidências, e melhor otimização dos custos.

Confira a tabela com informações resumidas sobre necessidade de autorização

Urgência/Emergência: Não é necessária autorização prévia. O beneficiário deve se dirigir diretamente ao prestador, portando o cartão do plano e um documento oficial com foto.

Consultas: Não é necessária a autorização prévia. O beneficiário deve se dirigir diretamente ao prestador, portando o cartão do plano e um documento oficial, com foto.

Exames simples: Não é necessária autorização prévia. O beneficiário deve se dirigir diretamente ao prestador, portando o cartão do plano, um documento oficial como foto e o pedido médico.

Exames complexos: Necessita de autorização prévia. O beneficiário deve encaminhar diretamente ao prestador o pedido médico com indicação clínica, para que este solicite autorização junto à Real Grandeza.

Tratamento seriado: Necessita de autorização prévia. O beneficiário deve encaminhar diretamente ao prestador o pedido médico com indicação clínica, para que este solicite autorização prévia à Real Grandeza.

Fisioterapia: Não é necessária autorização prévia. O beneficiário deve se dirigir diretamente ao prestador, portando o cartão do plano, um documento oficial como foto e o pedido médico.

Internações Programadas: Necessita de autorização prévia. O beneficiário deve encaminhar diretamente ao prestador o pedido médico, laudo de exames realizados, lista de materiais (se houver) e o relatório médico detalhado.

 

Com a mudança, o beneficiário agenda o exame no prestador da sua preferência e deve aguardar a autorização prévia da Real Grandeza para o atendimento. Quando o prestador solicitar a autorização no Portal, o usuário receberá e-mail automático com os dados da autorização para que possa acompanhar a conclusão do processo.

Os beneficiários que possuem convênio de reciprocidade, Unimed ou Cassi, também estão sujeitos à autorização previa que é solicitada pelos prestadores nos portais das referidas operadoras. Caso o pedido seja negado, o beneficiário deve entrar em contato com a Central de Relacionamento com o Participante, através do e-mail grp@frg.com.br, ou com a Ouvidoria da Real Grandeza, no e-mail ouvidoria@frg.com.br, para obter mais informações.

Além disso, a análise prévia de internações programadas (eletivas), especialmente as que necessitam de OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais), é fundamental para garantir a melhor negociação com os fornecedores de equipamentos e materiais especiais utilizados em cirurgias e tratamentos como, por exemplo, marca-passo, parafuso, prótese articular, etc.

Os procedimentos médicos em regime de livre-escolha (reembolso) também estão sujeitos à autorização prévia e a solicitação deve ser encaminhada pelo próprio beneficiário, via e-mail para autorizacao@frg.com.br. Para os procedimentos odontológicos que necessitam de autorização prévia, seja o profissional credenciado ou livre escolha (reembolso), os beneficiários podem acessar o site da FRG, seção Saúde, para verificar o passo a passo para solicitar a autorização.

Autorização prévia da Real Grandeza

 

Clique aqui e confira o passo a passo

para autorização

de procedimentos odontológicos

Diretoria de Seguridade da Real Grandeza

Ano I - Número 6 - Junho de 2021

plano de saúde sem dúvida