O Conexão Saúde traz as principais informações sobre os exames laboratoriais indicados para cada situação
Para conter a disseminação do novo coronavírus, além do uso de máscaras e das medidas de higiene, o distanciamento social é fator importante, sobretudo diante das novas cepas do vírus e da vacinação somente para pequena parte da população até o momento.
O diagnóstico da COVID pode ser feito com o auxílio de exames laboratoriais, sendo a coleta de secreção nasofaringe por swab (cotonete), para realização do teste RT – PCR para COVID, que identifica o material genético do coronavírus. Os beneficiários dos planos de saúde da Real Grandeza têm cobertura para esse exame, que consta no Rol de procedimentos e eventos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vigente.
Além disso, há exames sorológicos, que são específicos para identificar somente os anticorpos produzidos pelo organismo humano após o contato e contaminação por coronavirus. Esses exames são eletivos e também estão descritos no Rol de procedimentos e eventos da ANS vigente, com DUT (diretriz de utilização) para anticorpos IgG ou anticorpos totais, desde que haja elegibilidade técnica para preenchimento dos critérios da DUT.
A Real Grandeza informa que, para a solicitação destes exames, é necessário pedido médico, informando o quadro clínico (com os sintomas e a data do seu início para análise técnica diante dos critérios da DUT). Para esclarecer as dúvidas dos beneficiários, o Conexão Saúde traz as principais informações sobre os exames indicados para cada situação e a diferença entre cada um.
⦁ RT-PCR: Conhecido como o teste do cotonete, o RT-PCR identifica a presença do vírus em secreção de nasofaringe no início da doença, especialmente na primeira semana, quando o indivíduo possui grande quantidade do vírus Sars-CoV-2.
⦁ Sorologia IgG ou Anticorpos Totais: a sorologia para Covid-19 por IgG ou anticorpos totais detecta presença de anticorpos IgG ou anticorpos totais no sangue do paciente produzidos pelo organismo após exposição ao novo coronavírus. A sorologia para Covid-19 por IgG ou anticorpos totais passou a ter cobertura obrigatória para os beneficiários de planos de saúde, desde que atendidas as regras das Diretrizes de Utilização (DUT) e conforme solicitação do médico assistente.