No mês de visibilidade sobre o tema, nutricionista do Programa Linha de Cuidado participa de oficina virtual sobre alimentação saudável.
Para celebrar o Dia da Conscientização contra a Obesidade infantil, a Real Grandeza promoveu, dia 22 de junho, oficina virtual de alimentação saudável para crianças. No mês de visibilidade sobre o tema, a nutricionista Raquel Antunes, do Programa Linha de Cuidado, conversou sobre alimentação saudável, destacando os aspectos multifatoriais e sociais do sobrepeso e obesidade, os riscos de sobrepeso e a adoção de hábitos saudáveis na família.
O excesso de peso acomete um em cada dois adultos e uma em cada três crianças brasileiras. De acordo com a nutricionista, o aumento expressivo do sobrepeso e obesidade pode estar ligado ao hábito alimentar dos pais, pois uma criança que convive num ambiente com uma alimentação de má qualidade, pode adotar os hábitos dos adultos ao longo da vida. Ainda segundo Raquel, é importante que as crianças conheçam os benefícios da alimentação saudável desde cedo, evitando a ingestão de açúcar, refrigerantes, alimentos processados e ultraprocessados.
Para uma alimentação adequada e nutritiva, Raquel citou o Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e a Universidade de São Paulo (USP), com dicas de combinações saudáveis.
O ato de cozinhar, incluindo a compra e a seleção de alimentos saudáveis, pode ajudar a melhorar a relação da criança com a comida. “O sobrepeso não está ligado só com a genética. É importante observar a alimentação das crianças e incentivar o consumo de alimentos nutritivos, pois as orientações dadas às crianças devem ser praticadas pelos adultos”, afirma.
Clique aqui e acesse o guia