﷯ NÚMEROS DA SAÚDE Número de consultas por beneficiário teve aumento de 47% em 2022

Levantamento realizado pela área de Saúde da Real Grandeza aponta aumento no número de consultas médicas por beneficiário, passando de 5,16, em 2021, para 7,61, em 2022, ou seja, um crescimento de 47% para esse indicador.

O mesmo trabalho demonstrou que a distribuição das consultas médicas por especialidades ficou concentrada nas áreas de clínica médica, de consultas em pronto-socorro, de oftalmologia, de cardiologia e de traumatologia-ortopedia. As especialidades de Clínica médica e pronto-socorro concentraram mais de 50% das consultas em 2022.

No gráfico, a seguir, observa-se que a distribuição de consultas por faixa etária se concentra no grupo de beneficiários com mais de 60 anos, no período de 2021 a 2022. Na faixa de 65 a 74 anos, o estudo identificou uma concentração de 22% do número de consultas em 2022. Dentre as especialidades citadas, o levantamento aponta um aumento no número de consultas na área de oncologia na faixa etária mais avançada, crescimento não verificado no público mais jovem.

Segundo o Mapa Assistencial da Saúde Suplementar da agência reguladora ANS1, o número de consultas por beneficiário das autogestões apresentou um aumento de 16%, saindo de 4,9 para 5,7 entre 2021 e 2022. Ainda de acordo com dados da ANS, o conceito de consultas médicas para esse indicador leva em consideração o número total de atendimentos prestados por profissional habilitado pelo Conselho Regional de Medicina, com fins de diagnóstico e orientação terapêutica, em regime ambulatorial, de caráter eletivo, urgência ou emergência, segundo a RN 551/20222.

1 Fonte: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMTE4YzM2MDUtOTcyMS00ZTg0LWIyZDYtN2QzY2Y1MzAxYWI2IiwidCI6IjlkYmE0ODBjLTRmYTctNDJmNC1iYmEzLTBmYjEzNzVmYmU1ZiJ9

2 Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/ans/2022/res0551_22_11_2022.html

Informações importantes sobre o uso consciente do Plano de Saúde!

• Encontre um médico de sua confiança.

• Leve sempre os seus exames.

• Caso não possa comparecer à consulta, ligue para cancelar.

• Atenção na hora de assinar a guia de consulta. Antes de assinar a guia, verifique a descrição do atendimento prestado.

• O prazo de intervalo de uma consulta para outra na mesma especialidade é de 15 dias. Dentro desse período, o beneficiário não deve assinar uma nova guia. Exceto para casos de consulta psiquiátrica.

• No momento da consulta, relate ao médico todos os seus sintomas e tenha em mãos os exames realizados, as receitas médicas e a relação de medicamentos.

• Realize acompanhamento regular com seu médico, pois facilita o diagnóstico precoce e a prevenção de doenças.

• Utilize a rede credenciada da Real Grandeza!

Seções