O acesso a informações qualificadas é fundamental em qualquer circunstância, especialmente em situações novas como a que estamos vivendo, que gera tantas dúvidas e incertezas. Por esta razão, preparamos esse informe digital especial, para que você conheça as medidas emergenciais adotadas pela Real Grandeza para enfrentamento da crise do novo coronavírus.
Caso tenha dúvidas, ou precise de informação de qualquer tipo, não hesite em nos procurar.
Essa edição especial do Informe Digital da Real Grandeza traz informações sobre as principais medidas emergenciais que adotamos para proteger as pessoas – participantes, assistidos e colaboradores – e enfrentar a crise sem precedentes que estamos vivendo em escala global.
Um primeiro desafio foi a inédita situação de instituir o trabalho remoto para praticamente todos os nossos colaboradores. Em curtíssimo espaço de tempo alteramos procedimentos e processos, em especial da área de Tecnologia da Informação, oferecendo suporte e orientação para funcionamento no novo modelo de operação.
Estamos todos trabalhando de casa, seguindo as orientações das autoridades de saúde, mas com acesso à rede interna e a sistemas. A Real Grandeza forneceu notebooks para os que não dispunham do equipamento, assim como acesso à internet de alta velocidade.
Alguns serviços prestados presencialmente – tais como a emissão de boletos, contracheques, Informes de Rendimentos e Demonstrativos de Despesas – estão acessíveis pelo site da entidade.
Toda a nossa equipe vem atuando com afinco, apesar das restrições impostas pela crise, mantendo as operações de investimentos, previdência e saúde dentro dos padrões de normalidade, e ainda se debruçando sobre novos e impactantes desafios, num grande esforço coletivo para atravessar, da melhor forma possível, esse momento tão difícil.
A área de saúde, como não podia deixar de ser, vem demandando toda a nossa energia e atenção. Muitas medidas foram tomadas, como a antecipação da nova versão do aplicativo FRG, com 22 novas modalidades de reembolso; a ampliação de coberturas dos planos de saúde; a postergação da campanha de vacinação por todo o mês de abril; e a realização de apresentações interativas, pelo Facebook, com médica especialista, a fim de esclarecer dúvidas e fornecer orientações sobre a Covid-19, entre outras ações. Aqui detalhamos as principais providências que tomamos e outras que estão sendo estudadas, de acordo com a legislação e nossos regulamentos.
Tenham certeza de que continuaremos trabalhando para que todos possam ficar em casa, em segurança, com saúde e acesso a serviços.
Aos colaboradores da Real Grandeza, que não estão medindo esforços para manter as nossas operações e garantir a execução das ações emergenciais, deixo aqui o meu agradecimento especial.
Sérgio Wilson Fontes
Diretor-Presidente da Real Grandeza
A Real Grandeza vai garantir a cobertura de procedimentos de urgência e emergência aos beneficiários de planos de saúde que estejam inadimplentes por período superior a 60 dias, e inferior a 90 dias. A medida, em vigor desde o dia 02/04, tem validade de dois meses e visa a auxiliar quem está passando por dificuldades financeiras. Mas, atenção: a norma que prevê cancelamento do plano, no caso do acúmulo de três mensalidades em aberto, permanece em vigor.
Isenção de carência
para reingresso
no plano de saúde
Beneficiários que pediram exclusão ou tiveram os planos de saúde cancelados por inadimplência têm até junho para solicitar reingresso com isenção total ou parcial de carência
Será concedida a isenção parcial de carências aos beneficiários dos planos Básico e Especial do Plames que tenham solicitado exclusão no período entre junho e dezembro 2019.
A isenção de carência será exclusiva para quem optar pelo ingresso nos planos Salvus e Salutem e valerá apenas para um determinado conjunto de procedimentos.
Já para os beneficiários excluídos por inadimplência, de qualquer um dos planos, no período entre fevereiro e março de 2020, o reingresso ao Plames contemplará a isenção integral de carências, condicionado aos seguintes critérios:
- Pagamento dos débitos assistenciais em aberto;
- Retorno no período de até 90 dias após a exclusão; e
- Escolha do mesmo plano ou equivalente (com comercialização ativa) ao anterior.
Por meio da sua Central Telefônica Ativa,a A Real Grandeza está entrando em contato com aqueles que se enquadram nessas situações, a fim de informar sobre as alternativas criadas para garantir que os beneficiários permaneçam tendo acesso à uma assistência médica de qualidade, especialmente nesse momento de avanço do coronavírus.
Coronavírus:
FRG amplia cobertura
para exame
A rede credenciada da Real Grandeza já oferece atendimento para a realização do exame de detecção qualitativa do novo coronavírus (2019 NCOV). É importante lembrar que os atendimentos domiciliares serão autorizados somente para pacientes acamados e com dificuldade de locomoção.
Confira no link abaixo a lista de hospitais e laboratórios da rede credenciada da FRG que oferecem o exame de detecção.
Em breve,
atendimento de
saúde à distância
Nesse período em que a recomendação das autoridades é o isolamento social, a fim de conter a transmissão do novo coronavírus, a Real Grandeza prepara o lançamento do TeleRealSaúde, um programa que oferecerá a todos os seus beneficiários serviços de atendimento à distância, por meio de computador, tablet ou smartphone. Inicialmente, o acesso será feito exclusivamente pelo portal da Fundação (www.frg.com.br), que direcionará as demandas para a nova Plataforma de Saúde. Numa segunda fase, esse acesso estará disponível também por aplicativo de celular.
A TeleRealSaúde inclui vários serviços. O primeiro a entrar em operação, ainda na primeira quinzena de abril, permite o contato com profissionais de saúde capazes de fazer um primeiro diagnóstico à distância, a fim de identificar a necessidade – ou não – de realização de exames e de um atendimento presencial. Estará disponível 24 horas, sete dias por semana. “Queremos continuar a dar todo o suporte aos nossos beneficiários e, ao mesmo tempo, evitar que saiam de casa e se exponham a risco sem necessidade”, esclarece Patricia Melo e Souza, diretora de Seguridade da Real Grandeza.
Somente numa segunda etapa, prevista para a segunda quinzena de abril, os médicos credenciados pela Real Grandeza poderão fazer consultas virtuais eletivas, com atendimento pré-agendado, que possibilite a troca de informação para diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças. Esse serviço foi aprovado pelo Ministério da Saúde em caráter excepcional, no último dia 23 de março, com o objetivo de reduzir ainda mais a circulação de pessoas e exposição ao vírus. Reiterando o seu compromisso em garantir o bem-estar e promover assistência à saúde de qualidade, a Real Grandeza imediatamente começou a fazer contato com profissionais da rede credenciada, a fim de estimular a adesão ao novo modelo de atendimento. “Consideramos que, além de adequada, a medida traz comodidade, tranquilidade e mais segurança para os nossos beneficiários”, avalia Patrícia. “Fiquem em casa, mas não deixem de cuidar da saúde, do corpo e da mente”, recomenda.
A diretora alerta que o novo modelo de atendimento só terá cobertura quando realizado por meio da Plataforma de Saúde da Real Grandeza por médicos previamente credenciados. Ou seja, consultas à distância realizadas por qualquer outro meio – telefone, whatsapp ou vídeo –, pelo sistema de livre escolha, não serão reembolsadas.
Atendimento
exclusivo em
ambiente controlado
No momento em que toda a rede pública e privada de saúde está concentrada no combate ao novo coronavírus, a Real Grandeza antecipará, para o início de maio, o lançamento do Posto de Atenção Primária à Saúde, cuja implantação estava prevista apenas para o segundo semestre, a fim de garantir a realização de consultas presenciais em local de acesso restrito a beneficiários da Real Grandeza, por meio de agendamento prévio, cumprindo o protocolo de distanciamento social.
O posto está localizado em Copacabana, Zona Sul do Rio. Nessa unidade, o beneficiário será atendido por médico generalista, que poderá obter segunda opinião, por meio de videoconferência, com médicos especialistas. O conceito do serviço é tornar acessível um atendimento de elevada qualidade técnica, que permita resolver, em uma mesma consulta, entre 85% e 90% dos problemas apresentados pelos beneficiários, com prescrição imediata de tratamentos e medicamentos adequados.
“O objetivo é garantir a realização de diagnósticos assertivos, com a máxima agilidade possível, livrando o beneficiário de ter de recorrer, por conta própria, a diversos especialistas e, em decorrência desse processo, cumprir uma maratona de exames nem sempre necessários. Até mesmo internações poderão ser evitadas”, assinala Patrícia Melo e Souza, diretora de Seguridade da Real Grandeza.
O beneficiário que precisar se dirigir ao posto avançado terá hora marcada e encontrará um ambiente protegido, de acesso exclusivo, acolhedor e agradável. Além das consultas será possível fazer curativos simples e obter prescrição de medicamentos, caso necessário.
Saiba mais aqui:
Dentre as especialidades disponíveis para obtenção de uma segunda opinião médica, podemos destacar:
Versão atualizada
do aplicativo FRG traz
22 novas modalidades
de reembolso
A Real Grandeza fez um grande esforço para atualizar o seu aplicativo para smartphone e tablet, a fim de ampliar os serviços digitais disponíveis nesse momento em que a ferramenta on-line é a única alternativa para envio de pedidos de reembolso, em razão da suspensão do atendimento presencial. Essa nova versão do app traz como novidade a inclusão de 22 modalidades de reembolso, o recurso da biometria para efetuar login, a possibilidade de receber notificações e códigos de barra de boletos bancários que estejam dentro do vencimento, além de novo layout.
Reembolso de Medicamentos - Os pedidos de Autorização para Reembolso de Medicamentos (ARM) devem ser enviados para o e-mail grp@frg.com.br. É importante lembrar que para avaliação da inclusão dos medicamentos o beneficiário deve enviar a documentação completa, com ARM e receita médica.
FRG FAZ “LIVE” NO
FACEBOOK PARA TIRAR
DÚVIDAS SOBRE A COVID 19
Ao longo de março, a Real Grandeza realizou três apresentações interativas na sua página do Facebook para esclarecimento de dúvidas sobre a Covid-19, com a participação da Dra. Mária Pires, auditora médica e responsável técnica pelos planos de saúde da Fundação. Em destaque, as medidas preventivas que devem ser tomadas para evitar o contágio e a transmissão do vírus, após a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificar a crise sanitária decorrente do coronavírus como uma pandemia, em 11 de março. A médica também falou sobre as orientações das autoridades de saúde para conter o avanço do coronavírus.
Devido ao aumento exponencial do número de casos, a Dra. Mária explicou que a transmissibilidade do vírus é muito rápida de pessoa para pessoa e que as aglomerações facilitam a passagem do vírus por meio de gotículas de saliva, espirro, tosse ou através das mãos, após o contato com superfícies contaminadas.
Ela reforçou a relevância do isolamento social, principalmente entre os idosos, grupo mais vulnerável.
A Real Grandeza também elaborou um conjunto de perguntas e respostas para tirar dúvidas de seus participantes em relação à Covid-19 assim como o link para acesso à cartilha elaborada pelo Ministério da Saúde sobre o tema.
Em caráter excepcional e emergencial, assistidos dos Planos BD e CD receberão a primeira parcela do abono anual junto aos benefícios do mês de abril. A iniciativa faz parte do conjunto de medidas que a Real Grandeza vem tomando para auxiliar seus participantes nesse momento de dificuldades, em decorrência do avanço do novo coronavírus.
Essa parcela corresponderá a 40% do valor total do abono, como ocorre todos os anos, geralmente no mês de julho.
Para os assistidos do Plano BD, o pagamento ocorrerá no dia 29/04/2020. Para os Assistidos do Plano CD, esse adiantamento será pago no dia 30/04/2020;
Em novembro, data oficial de quitação do valor integral do benefício, essa parcela adiantada será descontada juntamente com a aplicação dos descontos obrigatórios, como por exemplo a Contribuição para a FRG, Imposto de Renda e Pensão Alimentícia, quando for o caso.
Para os Assistidos do Plano CD que optaram pela Renda por Prazo ou Percentual Certo será feita a atualização do valor do adiantamento efetuado para o mês de quitação total do abono anual, com base na variação do valor da cota.
A Real Grandeza encerrou 2019 com superávit de R$ 419,9 milhões no Plano BD, seu principal e mais antigo plano previdenciário, de acordo com o balanço atuarial aprovado no dia 23 de março pelo Conselho Deliberativo. O Plano CD também fechou o período superavitário, com R$ 6,72 milhões, recursos que foram transferidos para o fundo previdencial do plano em dezembro de 2019.
Esse resultado teve por base o alcance de uma rentabilidade expressiva, que superou em quase duas vezes as metas de investimentos fixadas para o período, contribuindo para que o patrimônio total da Real Grandeza atingisse os R$18,02 bilhões.
Impacto do
coronavírus nos
investimentos
Os ganhos obtidos em 2019 permitiram minimizar o impacto do coronavírus no desempenho dos investimentos da Fundação: em fevereiro, mesmo com a instabilidade dos mercados, houve rentabilidade positiva na carteira do plano BD, que manteve um superávit de R$ 29 milhões, embora seja pouco provável que esse cenário se repita em março. O Plano CD apresentou déficit de
R$ 5,8 milhões, que será compensado com folga pelos recursos fundo de oscilação de risco do plano,
de R$ 13,6 milhões.
A Real Grandeza, assim como todo o segmento dos fundos de pensão, sente os efeitos da crise provocada pela pandemia e, no momento, avalia a melhor estratégia para atravessar o período de instabilidade, aprofundando os estudos e a análise de cenários, assim como seus possíveis desdobramentos.
“Temos histórico de sair bem de crises com as oportunidades surgidas, como ocorreu em 2008 e 2015. O desempenho excepcional em 2019 nos permitiu entrar nesse turbilhão com alguma gordura para queimar. Por isso, é preciso ter calma, porque nossos objetivos são de longo prazo e não temos problemas de liquidez para suportar esse período terrível”, diz o presidente da Real Grandeza, Sérgio Wilson Fontes.
Ele assinala que o relevante nesse momento é saber que, mesmo com todas as incertezas, ainda não há nada no cenário que aponte para a necessidade de qualquer medida extrema, como, por exemplo, o aumento de contribuições dos participantes para os planos. “A fotografia do momento é totalmente atípica e assim deve ser encarada”, reitera.