PLANO BD Protegendo a solvência do BD

O plano BD é um plano maduro em que o passivo assume um papel central na gestão dos ativos da carteira de investimentos. Apesar de possuir uma carteira estratégica construída por meio de um modelo de otimização de carteiras, que busca maximizar a probabilidade de o plano bater meta atuarial, por outro lado, em algumas conjunturas favoráveis de mercado, a estratégia de Cash Flow Matching5 pode se tornar uma alternativa superior à da macroalocação.

Ao longo do ano foram observadas algumas janelas de oportunidade para investir em títulos públicos indexados à inflação pagando taxas bastante atrativas, acima da meta atuarial. Essa oportunidade foi aproveitada, avançando a estratégia de Cash Flow Matching, que passou de 50% para 75% do plano BD. Esse movimento contribui para a melhoria da solvência do plano e ajuda a garantir os pagamentos futuros dos beneficiários.

Composição da Carteira

O gráfico mostra a evolução da composição da carteira em 2023

 

Os movimentos em direção ao Cash Flow Matching aproveitando as taxas atrativas de mercado foram realizados durante o ano, o que pode ser observado no gráfico pelo aumento da alocação de Renda Fixa.

O processo de seleção de gestores de fundos Multimercados (Estruturados) foi concluído e alocamos parte da posição estratégica.

Para o segmento imobiliário, está em andamento um processo de desinvestimento da carteira de imóveis físicos, com o objetivo de reduzir o risco de concentração da carteira imobiliária. Foi iniciado o processo de seleção de gestores com foco na diversificação dentro do segmento, geográfica e de estratégia.

Para o segmento dos ilíquidos, o processo de desinvestimento dos FIPs vem sendo realizado, visando adequar a carteira do plano à carteira estratégica.

Rentabilidade da Carteira

O plano BD apresentou em 2023 uma rentabilidade acima da meta de investimentos (rendeu 9,79% contra 8,7% da meta), porém abaixo da mediana dos planos BD da indústria apurada pela Aditus, que foi de 12,1%. Boa parte disso se deve ao perfil conservador da carteira com 75% da carteira na estratégia de Cash Flow Matching.

A Carteira CFM, que representa aproximadamente 75% do portfólio, rendeu em linha com a meta, como esperado. Os investimentos que renderam acima da meta foram as NTN-Bs à mercado e a carteira de Renda Variável, que renderam, respectivamente, em torno de 12% e 19%. Os principais detratores da carteira foram as NTN-Cs (rendeu 3% no ano) e a carteira de imóveis físicos (rendeu -31% no ano).

O resultado supera a meta em 12 meses, apesar de estar levemente abaixo em horizontes de longo prazo.

 

1Cash Flow Matching (CFM) é uma estratégia que faz uso dos fluxos de caixa de pagamentos de principal e cupom em vários títulos que são escolhidos para que o fluxo de caixa total corresponda exatamente aos valores do passivo.

 

Rentabilidade

do planos