Prezados Participantes e Assistidos,
Estamos apresentando a edição do Boletim de Gestão de Investimentos relativa ao primeiro semestre de 2017, contemplando as estratégias e a performance das carteiras de investimentos da Fundação Real Grandeza no período.
Após um início do ano com um viés moderadamente positivo nos principais mercados, com o índice Bovespa tendo chegado próximo a 70 mil, a partir da segunda quinzena de maio, a incerteza política passou a interferir no ambiente de negócios, afetando as decisões de investimento, o ritmo de recuperação da economia e o andamento das reformas.
Mesmo considerando todas as incertezas e desalento que caracterizaram parte do primeiro semestre, as carteiras de investimento dos planos BD e CD conseguiram encerrar o período com rentabilidade acima das metas estabelecidas.
Apesar do período mais conturbado vivenciado nos últimos meses do semestre, a rentabilidade acumulada de longo prazo dos Planos continua acima dos indicadores estabelecidos, contribuindo para garantir a segurança necessária para cumprimento dos compromissos atuariais de longo prazo da Fundação, mesmo em cenários em que o grau de incerteza possa se acentuar.
Cabe destacar que a Real Grandeza se manteve entre o seleto grupo das dez maiores entidades fechadas de previdência privada no Brasil, com seu patrimônio de, aproximadamente R$ 14,7 bilhões, de acordo com dados estatísticos elaborados pela Abrapp.
Apesar do período mais conturbado vivenciado nos últimos meses do semestre, a rentabilidade acumulada de longo prazo dos Planos continua acima dos indicadores estabelecidos, contribuindo para garantir a segurança necessária para cumprimento dos compromissos atuariais de longo prazo da Fundação