u INÍCIO
Rentabilidade positiva supera média de mercado

A Real Grandeza registrou rentabilidade positiva em todos os seus planos durante o primeiro semestre de 2017, superando a meta de rentabilidade estabelecida para o período, devido, sobretudo, ao expressivo desempenho no segmento de Renda Fixa. Apenas a rentabilidade do Fundo Assistencial não alcançou a meta estipulada no período analisado.

Gráfico I Rentabilidades dos Planos FRG X Metas em 2017

No comparativo das rentabilidades obtidas pela Real Grandeza com a média dos Fundos de Pensão, no primeiro trimestre de 2017, divulgada pela Abrapp (ainda não há dados disponíveis para a análise comparativa do primeiro semestre de 2017), pode-se observar que os Planos de Benefícios registraram desempenho superior à média, como destacados no Gráfico II. Analisando o desempenho dos últimos sete anos (Gráfico III), nota-se que a FRG também registrou rentabilidade expressiva de 46,66%, superior à média das EFPCs.

Gráfico II
Gráfico III

A atual alocação consolidada dos investimentos continua altamente concentrada em Renda Fixa, como pode ser observado no gráfico IV. Cabe destacar a redução do percentual em Renda Variável, que saiu de 15,4%, em 2016, para cerca de 10,7%, no primeiro semestre de 2017.

Gráfico IV
* Capital comprometido: 3,7% Obs: Apenas o Plano BD possui alocação no segmento de imóveis. Quando se observa um histórico mais longo, nota-se que as rentabilidades dos Planos BD e CD acumuladas no longo prazo continuam bem superiores às metas dos planos, considerando, inclusive, os anos de 2008, 2013 e 2015, que foram períodos de significativa deterioração das expectativas, conforme pode ser verificado nos gráficos V e VI.
Gráficos V e VI Rentabilidade de Longo Prazo
Rua Mena Barreto, nº 143/6º andar Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22271-100 Central de relacionamento com o participante: 0800-282-6800 E-mail: comunic@frg.com.br - Tel.: 2528-6800 www.frg.com.br
Desempenho e composição das Carteiras de Investimento
Gestão
dos investimentos
Boletim semestral elaborado pela Diretoria de Investimentos da Fundação Real Grandeza Ano VI - número 10 - Julho de 2017