Boletim semestral elaborado pela Diretoria de Investimentos da Fundação Real Grandeza Ano IX - Número 21 - Setembro de 2023 (Referente ao 1o semestre de 2023)
cenário econômico e oportunidades ESTRATÉGIAS DE INVESTIMENTOS RENTABILIDADE DOS PLANOS

Macroalocação e Carteira Estratégica

O propósito da gestão de investimentos é gerar retornos suficientes sobre as reservas do fundo para pagar, além dos custos, os benefícios previdenciários dos participantes. Isso envolve estabelecer objetivos, desenvolver estratégias e administrar uma carteira de investimentos levando em conta as condições econômicas, as tendências de mercado e as características de cada plano.

Uma forma – possivelmente a melhor – de atingir tal objetivo é através da Estratégia de Macroalocação1. Nela é perseguida uma Carteira Estratégica que define a distribuição dos investimentos entre as classes de ativos e maximiza as chances de atingir os objetivos de longo prazo da Fundação, sendo atualizada anualmente pelas Políticas de Investimentos.

Veja, abaixo, as carteiras estratégicas do ano de 2023

1As Políticas de Investimento 2023-2028 apresentam o anexo “Filosofia de Investimentos” que explica em mais detalhes a importância da estratégia de macroalocação para a gestão dos recursos na Real Grandeza.

Em busca da diversificação nos planos CD, FRG Prev e Futurus

No contexto de finanças, a máxima “Não existe almoço grátis” é utilizada para explicar que decisões sempre envolvem trade-offs. Entretanto, H. Markowitz2 mostrou que a diversificação apresenta o único almoço grátis em finanças pois, para um mesmo nível de retorno, o portfólio diversificado apresenta um risco menor que o concentrado em poucos ativos.

Em outras palavras, o gestor não deve “colocar todos os ovos na mesma cesta”, mas sempre buscar a diversificação.

Nos planos de contribuição definida e contribuição variável, a Real Grandeza segue a estratégia de macroalocação e busca a diversificação como principal ferramenta de preservação de capital dos participantes.

Nesse primeiro semestre de 2023, foi possível avançar de maneira importante na diversificação do Plano CD, que terminou o semestre com uma carteira mais equilibrada em relação ao fim do ano passado, por exemplo, com aportes em novas estratégias como fundos multimercados e na bolsa americana com exposição cambial.

Alocação por classe regulatória em 30/12/2022 (esq.) em comparação com 30/06/2023 (dir.).

No entanto, ainda há trabalho a fazer. Os planos mais “jovens” da Fundação – o FRGPrev e o Futurus – tiveram excelente desempenho no ano. No entanto, o desafio de diversificar é maior para planos de menor porte. Ainda é preciso avançar nesse sentido e, para isso, já está sendo implementado um novo modelo operacional (“plug&play”) que facilita a diversificação e o rebalanceamento da macroalocação.

 2MARKOWITZ, Harry. Portfolio selection, Journal of Finance, v. 7, n. 1, p. 77-91, 1952.

Protegendo a solvência do BD

O plano BD é um plano maduro em que o passivo assume um papel central na gestão dos ativos da carteira de investimentos. Apesar de possuir uma carteira estratégica construída por meio de um modelo de ALM3, que busca maximizar a solvência do plano, por outro lado, em algumas conjunturas favoráveis de mercado, a estratégia de Cash Flow Matching4 pode se tornar uma alternativa superior à da macroalocação.

No primeiro semestre do ano, foi observada uma janela de oportunidade para investir em títulos públicos indexados à inflação, pagando taxas bastante atrativas, acima da meta atuarial. Foi importante aproveitar essa oportunidade e avançar na estratégia de Cash Flow Matching, que passou de 40% para 50% do Plano BD. Esse movimento contribui para a melhoria da solvência do plano e ajuda a garantir os pagamentos futuros dos beneficiários.

3Asset Liability Management (ALM) é o processo de gerenciar o uso de ativos e fluxos de caixa para reduzir o risco de perda da empresa por não pagar um passivo a tempo.

4Cash Flow Matching (CFM) é uma estratégia que faz uso dos fluxos de caixa de pagamentos de principal e cupom em vários títulos que são escolhidos para que o fluxo de caixa total corresponda exatamente aos valores do passivo.

 cenário econômico e oportunidades  ESTRATÉGIAS DE INVESTIMENTOS  RENTABILIDADE DOS PLANOS