Levantamento realizado pela área de saúde da Real Grandeza revela que, ao longo de 2020, foram realizados aproximadamente 18 mil exames preventivos oncológicos pelas mulheres. Já em 2021 foram registradas cerca de 24 mil solicitações de exames, um aumento de 34% na comparação com o ano anterior. O crescimento em 2021, na comparação com o ano anterior, pode estar relacionado, principalmente, com a pandemia do novo coronavírus, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em março de 2020, impactando na realização de exames de rotina e procedimentos cirúrgicos eletivos.
O estudo leva em consideração todos os tipos de exames realizados com diversas metodologias. Ainda de acordo com o levantamento, a distribuição de consultas por faixa etária se concentra na faixa entre 60 e 69 anos. Esse grupo etário concentra 26% do total de exames realizados em ambos os anos estudados. Em seguida, o grupo etário que mais realiza exames está concentrado na faixa entre 40 e 44 anos, com 10,5% dos exames realizados. O aumento em exames nessa faixa etária específica foi de 50% entre os anos estudados.
No gráfico a seguir, é possível destacar a maior incidência da realização de exames a partir da faixa etária de 30-34 anos. Ao observar o aumento da realização dos exames nessa faixa etária com relação a faixa etária anterior (25-29 anos), verifica-se um aumento de 77% no número de exames. Ao avançar mais uma faixa (35-39), o crescimento no número de consultas é de 68% com relação à faixa etária mais jovem. A maioria dos exames foram realizados por mulheres entre 60 e 69 anos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), exames como mamografia de rastreamento são recomendados na faixa etária de 50 a 69 anos .
A realização de exames de rotina para o diagnóstico é fundamental para o diagnóstico e rastreamento de doenças como os cânceres de mama, colo do útero, próstata e colorretal.
A Real Grandeza, em parceria com a empresa Laços Saúde (Lacon), lançou, no mês de novembro, o Programa de Apoio ao Paciente Oncológico.
O Programa conta com um modelo de saúde inspirado na metodologia holandesa de cuidado e acompanhamento em casa, com visitas presenciais e/ou remotas realizadas por enfermeiras, de acordo com o plano de cuidados proposto às necessidades do beneficiário.
O tratamento também prevê acompanhamento com nutricionista, fisioterapia, farmacêutico, psicólogo e médico, conforme a demanda e momento do tratamento. Além da equipe multidisciplinar, o Programa possui grupos de discussão e interação, que também oferecem suporte neste momento tão delicado. Acesse o site da FRG e saiba mais sobre Programa de Apoio ao Paciente Oncológico.
Clique aqui e saiba mais