No período de 2018 a 2021, as operadoras do Mercado de Saúde Suplementar apresentaram valor de receitas superior ao das despesas assistenciais, de acordo com levantamento realizado pela área de saúde da Real Grandeza. Contudo, essa diferença entre receitas e despesas apresenta variação de acordo com a modalidade. Possivelmente, esse período foi impactado pelos efeitos da pandemia que levou beneficiários a postergarem procedimentos eletivos e exames, de modo que todas as modalidades de operadoras apresentaram redução em suas despesas.
Em uma análise comparativa observa-se que nos planos de mercado operados por Cooperativas Médicas e Medicinas de Grupo os valores das receitas foram superiores aos das despesas assistenciais em 23% no período estudado. Nas seguradoras, empresas que atuam com seguros de saúde, o levantamento registrou uma diferença de 19%. Enquanto isso, nas Autogestões, como é o caso da Fundação Real Grandeza (com ampla cobertura e extensa rede credenciada) essa diferença foi de apenas 15%.
Nas autogestões, a diferença com relação aos números de mercado justifica-se, possivelmente, pela finalidade não lucrativa dessa modalidade de Operadora, sendo esses recursos aplicados no custeio administrativo.
O gráfico acima mostra a distribuição de Receita e Despesa Assistencial das modalidades de Operadoras que atuam no Mercado de Saúde Suplementar, no período de 2018 a 2021. Ainda de acordo com o levantamento, no ano de 2020, possivelmente por conta dos efeitos da pandemia, todas as modalidades de operadoras apresentaram redução em suas despesas. Já em 2021 com a retomada parcial de algumas atividades as despesas voltam a subir reduzindo a diferença entre receitas e despesas. Neste caso, a retomada é mais intensa entre as Autogestões onde essa diferença reduz para 13% em 2021 enquanto nas Cooperativas Médicas e Medicinas de Grupo continua em um p atamar acima de 21%.
Dado o exposto pode-se observar que houve um aumento nas despesas no último ano e a diferença entre despesas e receitas foi impactada por esse aumento. Entre as modalidades, as Autogestões (como é o caso da Fundação Real Grandeza) apresentaram o maior aumento nas despesas e maior redução na diferença entre receitas e despesas.