Como utilizar o seu plano de saúde

Entenda como funcionam as internações clínicas e cirúrgica

O Conexão Saúde do mês de abril esclarece dúvidas sobre internações clínicas e cirúrgicas eletivas, ajudando os beneficiários a compreender melhor o seu plano de saúde. Os usuários precisam estar atentos porque a Agência Nacional de Saúde (ANS) estabelece prazos de atendimento para alguns procedimentos.

Para as internações clínicas e cirúrgicas eletivas na rede credenciada, o beneficiário deve escolher o profissional e a entidade de saúde para a realização do seu atendimento. A solicitação da Autorização de Internação (AI) é de responsabilidade do prestador e o beneficiário deve confirmar com o médico se a autorização foi liberada antes da realização do procedimento.

No caso de internações clínicas e ou cirúrgicas eletivas na modalidade livre escolha, ou seja, com não credenciados, o beneficiário deverá solicitar autorização prévia através da Central de Atendimento ao Beneficiário, antes da realização do procedimento. Em caso de cirurgia eletiva sem prótese e/ou materiais especiais, a Autorização de Internação deve ser solicitada com cinco dias úteis de antecedência. Já em cirurgia eletiva com prótese e/ou materiais especiais, a antecedência é de 10 dias úteis. Nas internações de emergência, a autorização deverá ser solicitada em até 24 horas úteis após a internação.

A área de saúde da Real Grandeza alerta aos beneficiários que, para solicitação prévia de reembolso para procedimentos cirúrgicos, é necessário encaminhar o pedido de internação com antecedência mínima de cinco dias úteis para os procedimentos eletivos e de 10 dias úteis para procedimentos que necessitam de materiais especiais (Órteses, Próteses e Materiais Especiais – OPMEs).

 

Diretoria de Seguridade da Real Grandeza

Ano I - Número 4 - Abril de 2021

Cuide do seu plano de saúde