Data serve de alerta sobre a importância dos cuidados com a boca
O Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março, tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dos cuidados odontológicos e sobre como ele influencia no bem-estar geral. Muito além da parte estética, a saúde bucal é necessária para prevenir infecções e o agravo de algumas doenças, como doenças autoimunes, diabetes e anemia, que podem piorar com a má higiene oral.
Segundo dados da Federação Dentária Internacional (FDI), mais de 90% da população mundial irá sofrer alguma forma de doença bucal em algum momento e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cárie é a segunda doença mais comum do mundo.
Outros problemas mais prevalentes são doenças periodontais e na forma mais grave, câncer oral. Muitos desses problemas podem ser tratados ou prevenidos com uma rotina de cuidados bucais diários.
A boa higiene oral é alcançada quando os dentes, a língua e as gengivas estão limpos e sem lesão ou dor.
Escovar bem os dentes, de duas a três vezes ao dia e sempre após as refeições, utilizar fio dental diariamente, usar produtos de higiene bucal – inclusive creme dental que contenha flúor – e ir regularmente ao dentista, são hábitos essenciais para manter a saúde bucal.