WORKSHOP Amamentação para futuros papais e mamães

A ação faz parte do calendário de saúde da Real Grandeza e visa conscientizar sobre a importância do tema

A Real Grandeza realizou no dia 4 de agosto o workshop "Amamentação para futuros papais e mamães: o que esperar na hora da amamentação". O evento faz parte do calendário de saúde de saúde da Real Grandeza e contou com a presença da Dra. Nayara Furtado, ginecologista e obstetra da Clínica da Real Grandeza em Passos (MG); Dra. Rosane Siqueira e Raquel Castelpoggi, coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da FRG.

O mês de agosto marca o início da Semana Mundial de Aleitamento Materno, cujo tema é "Proteger a Amamentação: uma responsabilidade compartilhada". A Semana ocorre simultaneamente em 120 países e tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do aleitamento materno, com o apoio de organismos internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e Hospitais.

De acordo com a Dra. Nayara, o processo de amamentação já  começa durante a gestação, desde a conversa com o obstetra no momento do pré-natal, com esclarecimento de dúvidas e troca de informações, até o nascimento do bebê. E esse processo, segundo a médica, pode ser considerado uma proteção para a amamentação.

A pediatra Rosane Siqueira, membro da área técnica de saúde da criança e tutora de salas de amamentação de Apoio à amamentação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde (RJ), abordou a questão da pandemia durante o processo do aleitamento materno. Segundo ela, o isolamento proporcionou um cuidado e uma proteção da mãe com o bebê, incluindo a amamentação. Porém, algumas famílias precisaram se afastar dos seus filhos devido ao risco de transmissão do coronavírus e tiveram que dividir o tempo de trabalho em home office com o cuidado dos bebês.

Ao fim do evento, Raquel Castelpoggi, da Coordenação de Responsabilidade Socioambiental da Real Grandeza, falou sobre a importância da Sala de Amamentação para a mulher armazenar o leite em frascos esterilizados e oferecer o alimento ao seu filho em outro momento. Desde janeiro de 2013, a Real Grandeza tem uma sala exclusiva de apoio à coleta e armazenamento de leite materno. "A entidade apoia esta causa por entender que o leite materno é considerado o padrão ouro na alimentação de bebês e crianças, contendo tudo o que eles precisam em apenas uma gota", disse Raquel.

Diretoria de Seguridade da Real Grandeza

Ano I - Número 6 - Junho de 2021

agenda