﷯ NÚMEROS DA SAÚDE
Levantamento aponta estabilidade no número de exames preventivos oncológicos  ( Leia )

Levantamento realizado pela área de saúde da Real Grandeza mostrou que, ao longo de 2021, foram realizados aproximadamente 24 mil exames preventivos oncológicos em mulheres. Já em 2022 foram registrados cerca de 24.600 exames, o que representou um aumento de 2% na comparação com o ano anterior. O estudo leva em consideração todos os tipos de exames realizados com diversas metodologias1.

O baixo crescimento em 2022, na comparação com o ano anterior, pode estar relacionado, principalmente, com período pós-pandemia de COVID-19. O estudo demonstrou que a distribuição dos exames por faixa etária ficou concentrada na faixa entre 60 e 69 anos. Esse grupo etário concentra 26% do total de exames realizados em ambos os anos estudados, em comparação com o grupo etário entre 70 e 79, com 24% de exames realizados. Em seguida, o grupo etário que mais realiza exames está concentrado na faixa entre 40 e 44 anos, com 10,4%. Entre os anos estudados, observa-se uma redução na maioria das faixas etárias.

No gráfico, a seguir, observa-se que a realização de exames se concentra no grupo de beneficiárias entre 60 e 69 anos. A partir da faixa de 30-34 anos houve um aumento de 71% no número de exames em relação ao grupo etário de 25 a 29 anos. E ao avançar mais uma faixa (35-39), o crescimento no número de exames é de 72% com relação ao grupo etário mais jovem.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), exames como mamografia de rastreamento são recomendados na faixa etária de 50 a 69 anos. Dado o exposto, observa-se que os exames preventivos oncológicos são realizados, principalmente, por beneficiárias de faixas etárias distintas, de 40 a 44 anos e 60 a 69 anos, e que a estabilidade pode ter sido motivada pelo período pós – pandemia da Covid-19.

1 Os exames são: Mamografia convencional bilateral, Mamografia digital bilateral, Ultrassonografia da mama, Coleta de material cérvico-vaginal, Colposcopia (cérvice uterina e vagina), Dermatoscopia por lesão, Colonoscopia (inclui a retossigmoidoscopia), Endoscopia digestiva alta, Tomografia Computadorizada de Tórax, Ressonância Magnética do Tórax, Marcadores tumorais (CA 19.9, CA 125, CA 72-4, CA 15-3, ETC.).

A realização de exames de rotina é fundamental para o diagnóstico e rastreamento de doenças como as neoplasias: de mama, colo do útero, próstata, colorretal entre outros. Sabemos que, adotar hábitos de vida saudáveis como a prática de atividades físicas, alimentação saudável e manter em dia os exames preventivos, estão ligados diretamente à prevenção e ao diagnóstico precoce das neoplasias.

Pensando nisso, a Real Grandeza, em parceria com a empresa Laços Saúde (Lacon), lançou, no mês de outubro de 2022, o Programa de Apoio ao Paciente Oncológico. O Programa conta com um modelo de saúde inspirado na metodologia holandesa de cuidado e acompanhamento em casa, com visitas presenciais e/ou remotas realizadas por enfermeiras, de acordo com o plano de cuidados proposto às necessidades do beneficiário.

O tratamento também prevê acompanhamento com nutricionista, fisioterapia, farmacêutico, psicólogo e médico, conforme a demanda e momento do tratamento. Além da equipe multidisciplinar, o Programa possui grupos de discussão e interação, que também oferecem suporte neste momento tão delicado. Acesse o site da FRG e saiba mais sobre Programa de Apoio ao Paciente Oncológico.

DICAS para PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE

Clique aqui para acessar o programa

Seções